HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates

HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 2 de 17HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 3 de 17HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 4 de 17HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 5 de 17HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Mais Imagens+ 12

Naka Ward, Japão
HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 10 de 17
© Hiroshi Ueda

Descrição enviada pela equipe de projeto. Construído no tradicional bairro de Osu em Nagoya, este edifício comercial de seis pavimentos foi concebido com uma planta altamente flexível para abrigar as mais variadas atividades potencializando a dinâmica economia local. Ainda que o valor dos aluguéis seja reflexo direto da economia global de uma cidade, é o seu entorno imediato que potencializa as relações diretas de seus moradores com o espaço urbano. O bairro de Osu é conhecido por sua diversidade, onde uma série de atividades convivem em perfeita harmonia, desde santuários e templos, ruas comerciais e teatros. O acesso principal do edifício se dá pela rodovia que leva Osu à Sakae, a principal cidade de Nagoya. Duas características marcantes definem o espirito deste lugar, "o tradicional bairro de pessoas comuns" e "o novo distrito comercial". A partir disso o edifício foi concebido para aproveitar o melhor que a cidade tem para oferecer.

HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 15 de 17
Diagramas

Localizado na movimentada via entre Sakae e Osu, o 1º e 2º pavimento se voltam para a rua principal abrigando dois grandes espaços comerciais com um pé direito de mais de quatro metros de altura. O 3º e o 5º pavimento abrigam três salas com plantas completamente flexíveis, podendo ser adaptadas para abrigar as mais variadas atividades comerciais e empresariais. O último pavimento, conta com um amplo pé direito e foi concebido abrigar espaços de ateliê, e assim como as plantas tipo, sua grande sala também pode ser dividida em até três salas menores e independentes. Paredes e lajes em concreto aparente marcam a característica destes espaços extremamente customizáveis, tubulações aparentes e dutos de ventilação e iluminação complementam a atmosfera moderna do edifício. A sua planta irregular permite que coexistam os mais variados tipos de atividades conservando suas próprias singularidades.

HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 3 de 17
© Hiroshi Ueda
HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 16 de 17
Plantas
HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 5 de 17
© Hiroshi Ueda

A imprevisibilidade da fachada que abriga uma série de espaços abertos irregulares chama a atenção a partir do nível da rua. Vista de frente, a trama de concreto parece uma composição quase retilínea, mas a partir de um ângulo mais oblíquo, as varandas irregulares criam uma sensação de uma ampla profundidade na fachada. Conforme nos deslocamos pela rua, o jogo entre luz e sombra revela e acentua a singular estrutura do edifício. Seu aspecto formal cumpre dois papeis importantes, tanto para atrair as pessoas que passam pelo bairro em direção à Sakae, quanto para configurar um espaço convidado aos pedestres na micro-escala de Osu. A principal característica deste edifício, além de sua fachada de concreto, é a sua total flexibilidade, podendo ser convertida futuramente em um edifício de apartamentos, um hotel e assim por diante.

HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 4 de 17
© Hiroshi Ueda

Procuramos desenvolver a maioria dos nossos projetos em lugares onde há uma grande diversidade de atividades acontecendo. O antigo projeto HASE-BLDG.1, construído em 1959, abrigava uma cervejaria na cobertura, promovendo um dinamismo nunca antes visto na região. Para atender a demanda do cliente, desta vez projetamos um jardim de uso comum no ático com uma bancada de aço vermelho para que os inquilino possam conviver e se conhecerem melhor. É incrível como o encontro entre as pessoas é capaz de construir novas arquiteturas. Com isso espera-se que este espaço semi-público possa permitir a criação de novas relações entre o edifício e o bairro, conectando as pessoas à cidade. (Susumu UNO / CAn)

HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates - Imagem 11 de 17
© Hiroshi Ueda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Osu, Naka Ward, Nagoya, Aichi 460-0011, Japão

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "HASE-BLDG.1 / Coelacanth and Associates" [HASE-BLDG.1 / C+A Coelacanth and Associates] 20 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888992/hase-bld-coelacanth-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.