ROISTER / Butiá Arquitetura

ROISTER  / Butiá Arquitetura - MesaROISTER  / Butiá Arquitetura - MesaROISTER  / Butiá Arquitetura - CadeiraROISTER  / Butiá Arquitetura - Fachada, JanelaROISTER  / Butiá Arquitetura - Mais Imagens+ 31

Auxiliadora, Brasil
  • Arquitetos: Butiá Arquitetura; Butiá Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  580
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  1. Wall In, 2. Wall In, 3. Mube, 4. AmbiBrasil, 6. Fernando Jaeger
  • Equipe De Projeto: Lívia Fonseca, Franco Benetti, Mariana Andrade
  • Comunicação Visual: VALKIRIA inteligência criativa
  • Mobiliário: Mube
  • Arquiteto Responsável: Butiá Arquitetura
  • Cidade: Auxiliadora
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
ROISTER  / Butiá Arquitetura - Fachada, Janela
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O Roister, restaurante inaugurado em Porto Alegre, surge com forte personalidade e conceito muito bem fundamentados no New American Cuisine. Também conhecida como cozinha americana contemporânea, a NAC é o reflexo de uma tradição em que os chefs unem ingredientes locais com técnicas estrangeiras de forma criativa para explorar e experimentar sabores que desafiem a categorização. Da mesma forma, na arquitetura, buscou-se desenvolver um espaço de estética e linguagem democrática e livre de rótulos para dialogar com um público disposto a novas experiências.

ROISTER  / Butiá Arquitetura - Cadeira
© Marcelo Donadussi

Localizado em uma região consolidada e importante da cidade, a loja com área construída de 480m2, destaca-se pelo seu ponto de grande visibilidade. O partido arquitetônico usou dessa premissa, a valorização da esquina e o uso da transparência na fachada exploram a relação do restaurante com o seu entorno, despertando o interesse do público e convidando-o para entrar. A fachada interna do mall é em chapas de ferro natural e o acesso acontece através de uma passagem estreita revestida em madeira, que reduz a escala do usuário valorizando a arquitetura e o alto pé-direito ao entrar no restaurante.

ROISTER  / Butiá Arquitetura - Mesa
© Marcelo Donadussi
Implantação
ROISTER  / Butiá Arquitetura - Mesa
© Marcelo Donadussi

A concepção do projeto parte da otimização do zoneamento e fluxo do serviço. A parede com 20 torneiras de cerveja é o centro e coração do restaurante, ela separa o serviço do salão de mesas, fazendo com que a circulação de funcionários e clientes aconteça ao redor dela. No térreo a copa, cozinha, acesso de serviço, câmara de barris, adegas e sanitários ficam para trás da parede, enquanto o bar e a ampla diversidade de tipos de estares ficam para frente. No pavimento superior estão o depósito, administração, vestiários, câmaras refrigeradas e a sala de máquinas conectada por passarela técnica.

Isométrica

No bar, tijolos de demolição com 105 anos de história estão assentados sob e sobre uma grande viga de concreto, que juntos estruturam a parede e destacam o volume em chapa de ferro das torneiras e o cardápio de cervejas em perfil de alumínio. Com quase 16 metros de comprimento, o balcão em louro freijó abraça a parede de tijolos e o pilar de concreto próximo, unificando com caráter o conjunto e permitindo a interação entre os clientes e a movimentada operação do bar. A luminária central é uma malha piramidal confeccionada em ferro e suspensa por tirantes, que posicionada no eixo da parede de tijolos atrai os olhos do público e compõe esse importante conjunto.

ROISTER  / Butiá Arquitetura - Mesa
© Marcelo Donadussi

No salão de mesas, a variedade nos tipos de estares proporcionam experiências para o público que interage de forma menos pretenciosa. O conjunto central de sofás em “L” demarca e setoriza os ambientes, distribuindo os mais de 140 lugares em diferentes configurações ao redor dele. A área de 100m2 do deck é uma extensão natural do espaço urbano percebida no interior do restaurante pela permeabilidade da fachada. A cobertura de toldo retrátil flexibiliza o uso dos 100 lugares ao longo do banco e bancada de madeira maciça em todo o perímetro do deck. 

ROISTER  / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

O piso é de concreto lixado previsto para suportar grande fluxo; o acabamento da estrutura metálica do mezanino é em ferro natural. No forro e paredes externas do mezanino foram utilizados revestimento acústico; a infraestrutura é aparente e recebe pintura na cor preta. O vidro, a madeira, o tijolo, o concreto e o ferro em sua forma natural reforçam a lógica existente na gastronomia – crus, puros e brutos simplificam a culinária e também a arquitetura, dão personalidade e fortalecem a identidade do primeiro Roister na cidade.

ROISTER  / Butiá Arquitetura - Mesa, Cadeira
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. 24 de Outubro, 1454 - loja 34 - Auxiliadora, Porto Alegre - RS, 90550-070, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "ROISTER / Butiá Arquitetura" 16 Mar 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888906/roister-butia-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.