Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 2 de 29Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 3 de 29Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 4 de 29Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 5 de 29Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Mais Imagens+ 24

  • Arquitetos Responsáveis: David Dhooge e Saar Meganck
  • Outros Participantes: Judith De Pau
  • Cidade: Oudenaarde
  • País: Bélgica
Mais informaçõesMenos informações
Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 9 de 29
© Johnny Umans

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um local para a produção de mostarda, picles e outros vegetais segundo princípios bastante inovadores e contemporâneos do monastério. Não é uma grande linha de produção, mas sim uma ilha dentro dos processos industriais e também dentro da reserva natural onde está inserida.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 20 de 29
Axonométrica

Em razão ao baixo orçamento, toda a "gordura" foi eliminada, transformando o projeto em algo extremamente simples e compacto. A "arena" que se estende em frente ao edifício é a pavimentação mínima necessária (raio de rotação) para carregar e descarregar os caminhões. O conceito foi criado em conjunto com o cliente, transformando a tradicional linha horizontal de produção em vertical, com a torre de mostarda simbolizando este novo conceito único desenvolvido especialmente para este projeto. O portão central é uma espécie de buraco enorme na fachada maciça construída em enormes painéis de concreto.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 18 de 29
© Frederik Vercruysse

O edifício segue os mais exigentes padrões de segurança alimentar, onde a zona higiênica e não higiênica devem estar estritamente separadas. A escada helicoidal edifício faz com que isso seja facilmente resolvido, expressando o funcionamento prático e o DNA do edifício.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 5 de 29
© Frederik Vercruysse

O projeto é artesanal, assim como os processos de fabricação que se realizam em seu interior. A torre de mostarda é resultado de dois anos de pesquisas e simboliza o novo sistema de produção vertical. A linguagem arquitetônica é surpreendentemente simples, sacra e derradeira: como a lembrança de um fenômeno do passado. As fachadas externas fazem uma tradução literal do interior do edifício. A frente sólida acomoda apenas as áreas de armazenamento, sensíveis aos raios ultravioletas, enquanto que a parte posterior é completamente aberta para a paisagem banhando os espaços de trabalho com luz natural. Não é a típica caixa asséptica, mas um espaço que se abre para o exterior e também para o interior, através da sua escada helicoidal que induz os encontros ao longo dos processos de produção.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 26 de 29
Isométrica explodida

Camp é um monastério moderno: um lugar onde, através da arquitetura, podemos experimentar o mágico processo de produção da mostarda. A partir da arena você adentra um outro mundo, onde o incrível e maravilhoso surrealismo de Ledoux e Boullée não parece nem um pouco distante.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 2 de 29
© Frederik Vercruysse

CONCEITO AMBIENTAL, RESPEITO À NATUREZA E FUNÇÕES COMUNITÁRIAS

ARENA PÚBLICA

O tamanho exato da arena foi definido pelo raio de giro do maior caminhão. O mínimo esforço para alcançar o máximo. O círculo perfeito é coroado por uma espécie de púlpito. O portão central resguarda a propriedade da vista da rua e é o seu único acesso. Uma entrada, um controle e uma cerca que define o perímetro da zona protegida.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 16 de 29
© Frederik Vercruysse
Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 4 de 29
© Frederik Vercruysse

Mais além, a natureza é exuberante: os arbustos selvagens, as sebes e as árvores da reserva natural vizinha chegam até o limite do terreno, minimizando a área disponível do terreno.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 25 de 29
Detalhe

A arena é também um espaço público polivalente aberto à comunidade local. Desde a sua inauguração, o edifício tem se transformado em um espaço público de grande interesse em um contexto mais amplo.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 10 de 29
© Dhooge & Meganck

INTEGRAÇÃO COM A COMUNIDADE LOCAL

Na parte posterior do edifício, será criada uma horta coletiva à disposição da comunidade local. Todos os tipos de vegetais serão cultivados no monastério. Produção de conservas e técnicas de armazenamento de vegetais serão compartilhadas no edifício na forma de oficinas e cursos regulares.

Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture - Imagem 3 de 29
© Dhooge & Meganck

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:9700 Oudenaarde, Bélgica

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Monastério para a produção de mostarda e conservas / Dhooge & Meganck Architecture" [Abbey for the Production of Mustard, Pickles and Pickled Vegetables / Dhooge & Meganck Architecture] 04 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/888157/monasterio-para-a-producao-de-mostarda-e-conservas-dhooge-and-meganck-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.