Casa Parque das Bromélias / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo

Casa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Viga, CorrimãoCasa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Janela, CorrimãoCasa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Mesa, Madeira, Cadeira, Janela, VigaCasa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Janela, Porta, FachadaCasa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 10

Juiz de Fora, Brasil
  • Arquitetos: Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo; Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  311
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:Bruno Meneghitti
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  1. Arte em Ladrilhos, Argamar, Tégula
  • Equipe: Aline Ferreira, Eduardo Caniato, Luísa Jory, Maisa Santos
  • Engenharia De Estrutura: Marcélia Prudêncio Bertolatto
  • Construção E Responsabilidade Técnica Pela Obra: Henrique Zacarias
  • Arquiteto Responsável: Hudson Martins, Saulo Monteiro
  • Cidade: Juiz de Fora
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Bruno Meneghitti

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um loteamento rural a 9km do Centro de Juiz de Fora/MG, a casa Parque das Bromélias foi implantada na cota mais alta do terreno de 3990m². Com vista privilegiada para o vale, cercado pelo mar de morros mineiro, sem hora marcada ouve-se o apito de uma locomotiva e em instantes, ela aparece soltando fumaça serpenteando a paisagem em companhia do rio Paraibuna.

Casa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Banheira, Janela, Pia, Banheiro, Viga
© Bruno Meneghitti

Para atender o desejo dos clientes de nunca perder o contato com a terra, a decisão de apoiar a construção ao solo resolve este pedido, aceitando e respeitando a topografia, condicionante regional e configura-se então o partido projetual.

Casa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Janela, Corrimão
© Bruno Meneghitti

Pensada em setores, no coração da casa está localizado o eixo de circulação, que de maneira sutil distribui os fluxos e dá identidade ao projeto. Na esplanada de acesso criada a partir da criação de um muro de ‘pedra bolão’, escolhida pela memória afetiva dos clientes da infância vivida em São João Del Rei/MG, um gramado direciona quem chega da rua, de paralelepípedo, ao pavilhão de convivência. Nele, os móveis delimitam os espaços e direcionam o olhar para a paisagem externa. O telhado com forro em madeira ganha destaque com as Tesouras de Santo André. Do salão o usuário tem acesso a um pátio voltado para o lado oposto do vale e também a uma varanda, onde redes confortam os moradores que podem então avistar a paisagem.

Corte

O setor íntimo, localizado ao lado contrário do pavilhão de acesso, foi dividido em andares. A um lanço de escada, subindo das salas, chega-se à suíte do casal. Descendo, aos quartos dos filhos. O escritório fica reservado, logo abaixo da varanda social, para a total concentração nos estudos. Ainda neste espaço, sentado no peitoril da janela pode-se tocar a grama da futura área de lazer.

Casa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Viga, Janela, Dormitório
© Bruno Meneghitti

Cimento queimado, madeira de demolição, tijolo maciço e pedra foram os revestimentos escolhidos pelos clientes para trazer à casa, características das construções de fazendas.

Casa Parque das Bromélias  / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo - Janela
© Bruno Meneghitti

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Parque das Bromélias / Monteiro Martins Arquitetura e Urbanismo" 02 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887875/casa-parque-das-bromelias-monteiro-martins-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.