Residência Marindia / MASA Arquitectos

Residência Marindia / MASA Arquitectos - Mais Imagens+ 45

Marindia, Uruguai
  • Construtora: Archgroup, Luis Antonio Frascolla
  • Estrutura: Piña-Ham, Engenheiros
  • Autores: Martin Pronczuk, Santiago Saettone
  • Cidade: Marindia
  • País: Uruguai
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

01. URBANO | SUBURBANO

Desde a cidade até a borda costeira de Canelones estendeu-se a urbanização do leste de Montevideo, transformando antigos balneários em lugares de habitação permanente. 

© Federico Cairoli

Esses lugares foram mudando sua paisagem paulatinamente até criar uma paisagem híbrida entre a cidade e a costa, entre o urbano e o suburbano. Pensar uma casa nesse contexto supõe trabalhar essa dualidade: o habitar intermitente e o habitar contínuo. Tal dualidade se intensifica ainda mais, se pensarmos que o solo - o suporte da casa - encontra-se em um dos setores menos densificados do balneário. Uma área crescente urbanizada em uma porção de terra ainda agreste. 

© Federico Cairoli

© Federico Cairoli

02. NATURAL  | ARTIFICIAL

Apesar do seu aparente antagonismo, natureza e artifício são termos complementares. São definidos por contraste e reforçados em sua mútua presença. Opõem-se a paisagem natural diante da geometria da construção e a residência, por sua vez, apresenta uma imagem protetora na presença de uma paisagem natural agreste. Esse conceito permite resolver a dicotomia, trabalhando através da integração do natural e do artificial, esfumaçando seus limites. 

Planta

A envolvente é projetada como um filtro, um véu, capaz de ser aberto de par em par, permeando a natureza exterior na artificialidade interior da arquitetura. 

© Federico Cairoli

03. RUDIMENTO | SOFISTICAÇÃO

Sistemas de ar-condicionado, equipamentos elétricos, automação residencial... o habitar contemporâneo supõe cada vez mais a disposição de elementos tecnológicos que conferem conforto aos usuários. Desde o ponto de vista conceitual, a residência é entendida e projetada como um trabalho que desdobra os limites dessa dualidade; Uma "casca" exterior rudimentária é elaborada a partir de elementos primários com escassas adições estéticas que são definidas pela oposição à satisfação tecnológica e material interior. 

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Marindia / MASA Arquitectos" [Marindia House / MASA Arquitectos] 30 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887811/residencia-marindia-masa-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.