Apartamento Palatina I / rar.studio

Apartamento Palatina I / rar.studio - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: rar.studio; rar.studio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  150
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Francisco Nogueira
© Francisco Nogueira

Descrição enviada pela equipe de projeto. Palatina é um palacete construído no centro de Lisboa, em meados do séc. XX, com projeto da autoria do Arquitecto Carlos Rebelo de Andrade, ao estilo Português Suave.

© Francisco Nogueira

Tendo sido originalmente desenhado para servir o propósito de uma habitação unifamiliar, foi convertido, já nos anos 00, em quatro apartamentos distintos.

© Francisco Nogueira
Planta
© Francisco Nogueira

O Apartamento Palatina I ocupa o primitivo piso nobre da mansão, onde se situavam as áreas sociais – hall, escritório, bilhar, saleta, salão, copa, casa de jantar, estufa fria – e desfruta da ostensiva magnificência da sua amplitude, materiais e detalhes decorativos.

© Francisco Nogueira

O cliente pretendia modernizar o apartamento, e reforçar a domesticidade que o poderia tornar habitável, conservando a sua estrutura espacial e materiais de revestimento, através de operações contidas e pontuais.

O desafio resultou numa intervenção acupuntural.

A estufa fria converteu-se num espaço exterior, permitindo a entrada de luz natural no sombrio extremo nascente do apartamento, e resultando numa sensata contenção da área de salas. Conservou-se o arrebatador painel de azulejos oitocentistas, agora convenientemente iluminado, dando-lhe merecido protagonismo através da minimização e transparência da transição interior/exterior.

A cozinha e casas-de-banho foram alvo da mesma estratégia capilar, através da atenta integração de novos equipamentos e do desenho de estruturas coniventes com os pavimentos de pedra e paredes de azulejos existentes.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Palatina I / rar.studio" [Apartment Palatina I / rar.studio] 26 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887561/apartamento-palatina-i-rar-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.