Residencial Güemes / CBAyA

Residencial Güemes / CBAyA - Mais Imagens+ 21

  • Arquitetos: CBAyA; CBAyA
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2110
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Federico Cairoli
  • Chefes De Obra: Lisandro Kranewitter, Melisa Vazquez
  • Colaboradores: Federico Michelini, Jaquelina Santiago, Mariano Telechea, Diego Villar
  • Arquitetos Responsáveis: Griselda Bertoni, Eduardo Castellitti, Carlos Castellitti, José Ignacio Castellitti
  • Cálculo Estrutural: Gustavo Perini
  • Cidade: Santa Fe
  • País: Argentina
Mais informaçõesMenos informações
© Federico Cairoli

O BAIRRO

Graças a sua localização privilegiada no tecido urbano, contígua à área central e, ao mesmo tempo, próxima à margem fluvial, com seus atrativos paisagísticos e rica história expressada por um importante acervo cultural patrimonial (hoje em completa recuperação), o Bairro Candioti representa historicamente uma das melhores opções para se viver em Santa Fe.

© Federico Cairoli

Parte importante dessa história, a rua Güemes surgiu e se desenvolveu em estreita relação com a vida proposta pela ferrovia em seu entorno, com a Estação Belgrano sobre o Boulevar Galvez como principal articulação e nó, "navio principal" daquela perdida vitalidade urbana.

© Federico Cairoli

Paralelamente à recuperação geral que acontece na região, a atual Avenida Güemes vai demandando um novo protagonismo, sobretudo a partir da reconversão planejada pela nova Legislação de Regulamento Urbano - recentemente posta em vigência -, cujas diretrizes a potencializam como corredor viário de média e alta densidade habitacional, o que faz dela a frente mais próxima da lagoa Setúbal, onde se admite edificações em altura e, ao preservar-se o resto do bairro em relação a esse tipo de construção, ganha um valor agregado e garante as vistas e expansões em rede para a paisagem fluvial.

Fachada Norte

O CONJUNTO

Dado esse contexto, o Conjunto Güemes foi concebido como expressão de uma "nova cidade", mais densa, porém equilibrada, respeitosa com o contexto do bairro, em uma franca relação com a paisagem urbana e seu entorno natural composto por ilhas, costaneiras, a lagoa Setúbal a norte e leste, o Porto e o Boulevard Galvez ao sul, e o bairro a oeste. Trata-se da primeira construção em altura que a nova legislação admite na região, o que fez com que ela pudesse aproveitar sua implantação com 360º completos de visuais.

© Federico Cairoli

O conjunto é livre de empenas em praticamente toda sua extensão: uma torre de perímetro livre aloja 12 "semi-pisos" nos pavimentos superiores; uma espécie de "placa" alongada contém 12 unidades no embasamento, as quais são acessadas por um hall aberto central e um corredor-galeria localizado ao sul. A articulação ocorre através de um hall semi-coberto, visualmente penetrável, como uma varanda para a cidade.

Planta - Primeiro Pavimento

Por sua localização no centro da planta, este dispositivo fornece isolamento e privacidade às unidades - que ficam com pouco ou nenhum contato entre si -, facilita uma distribuição adequada e setorização interna, e, por sua vez, garante condições ótimas de iluminação natural e ventilação cruzada em todos os cômodos, incluindo banheiros e cozinhas. A orientação dupla e as expansões nos ambientes principais são características pouco comuns em conjuntos convencionais.

© Federico Cairoli

Na sequência desses espaços, hall-varanda e corredor-galeria, a própria escada transparente gera um tipo de "sistema" que reflete a diversidade e vitalidade do urbano na escala do conjunto por meio de lugares abertos e permeáveis que convidam a permanecer, a encontrar-se, a habitar. No último pavimento terraço, churrasqueira e piscina complementam a ideia de encontrar-se no conjunto, comer um churrasco enquanto observa o rio, as ilhas, a lagoa, quase como se estivéssemos em uma fazenda de Colastine, ou de Rincón, qualquer uma daquelas tão bem descritas por Juan Jose Saer.

© Federico Cairoli
© Federico Cairoli

Replicar a sociabilidade intrínseca à cidade em conjuntos com calçadas, corredores, jardins, pátios e terraços em altura, em uma espécie de reprodução da escala do tecido residencial no qual se insere, é o objetivo. Estes conjuntos não são "edifícios" em um sentido estrito, densificar sem saturar, eles perseguem a ideia de fornecer a cada residência as qualidades de uma casa, em oposição ao apartamento encaixotado do edifício típico entre empenas. É por isso que preferimos denomina-los, mais do que "edifício de apartamentos", uma vizinhança em altura.

© Federico Cairoli

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Güemes 4298, S3002 Santa Fe, Argentina

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residencial Güemes / CBAyA" [Vecindario Güemes / CBAyA] 12 Fev 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887316/residencial-guemes-cbaya> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.