Apartamentos Triplex / Luigi Rosselli

Apartamentos Triplex / Luigi Rosselli - Mais Imagens+ 24

Bellevue Hill, Austrália
  • Arquitetos: Luigi Rosselli; Luigi Rosselli
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1030
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Ceramica Lea, Hi-Light Industries, Nimbus Group
Mais informaçõesMenos informações
© Prue Roscoe

Descrição enviada pela equipe de projeto. Ocasionalmente as restrições construtivas estabelecidas pelos órgãos governamentais podem ser bem vindas ao projeto. No caso dos Apartamentos Triplex, a legislação força que todos os edifícios residenciais construídos em terrenos inclinados sigam a forma dos recortes do terreno, limitando também seu gabarito. A solução, portanto, surge nos apartamentos com terraço, uma tipologia que se inspira nos Jardins Suspensos da Babilônia e é praticada por arquitetos modernistas como Richard Neutra em Los Angeles, Robert Mallet-Stevens em Paris e em Sydney no conjunto Wyldefel Gardens em Potts Point.

Croqui

Este conjunto recém construído apresenta grandes terraços e jardins privados, ideais para quem pretende migrar de uma casa no subúrbio, mas não quer ir para um apartamento. Estes terraços são construídos com vigas de concreto, que garantem um certo sombreamento, além de ficarem flutuantes e a vista, apresentando uma textura robusta.   

© Prue Roscoe

Fruto da preguiça de alguns arquitetos e desenvolvedores, é comum ver edifícios residenciais desenhados como um carimbo, estampando a mesma planta, os mesmos detalhes e materiais. Apartamentos com terraços, porém, precisam de layouts individuais para se adequarem a topografia, aos diferentes acessos, pontos do elevador e etc. Além disso, esses três apartamentos foram também personalizados a partir do projeto de interiores de Romaine Alwill.

© Prue Roscoe

Com o objetivo de manter a linguagem do entorno, de residências unifamiliares, e suavizar a transição para a nova legislação que permite apartamentos, o projeto do Apartamento Triplex é visto a partir da rua como uma residência única. Essa estratégia de projeto ajudou a conseguir apoio para a aprovação junto ao governo. 

Croqui

A suave forma côncava da elevação frontal é um princípio de desenho que o arquiteto Luigi Rosselli herdou de seu mentor, Romaldo Giurgola, o qual insistia que a arquitetura deveria promover edifícios de braços abertos que deem boas vindas aos visitantes. O exemplo que talvez melhor expresse a ideia de Giurgola é a Casa do Parlamento em Camberra com suas duas rampas laterais. 

© Edward Birch

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Bellevue Hill NSW 2023, Austrália

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamentos Triplex / Luigi Rosselli" [The Triplex Apartments / Luigi Rosselli] 22 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887309/apartamentos-triplex-luigi-rosselli> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.