Tudo
Projetos
Produtos
Eventos
Concursos

Casa Marcon / Ramella Arquitetura

Casa Marcon / Ramella Arquitetura

© Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi © Marcelo Donadussi + 19

Casas  · 
Xangri-lá, Brasil
  • Arquitetos: Ramella Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área: 320.0 m2
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano: 2016
  • Fotógrafo Fotografias: Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes: Madeira Grapia, Móveis Planejados, PVC Cinza, Revestimentos, Tijolo
  • Colaborador Executivo

    Pedro Marcon
  • Croquis

    Blacio Junior
  • Iluminação

    Singular Iluminação
  • Paisagismo

    Verde Arte
  • Construção

    Construtora Matos e Luz
Mais informações Menos informações
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O terreno afunilado para o lago foi determinante para o escalonamento da planta mais larga na frente e estreita nos fundos e o seu plano de necessidades térreo teve de ser expandido para um mezanino em razão de aproveitar as visuais do lago no fundo, uma vez que a varanda do living se estreitava. O deque escalonado na varanda de fundos, logo após o living, também foi uma solução para aproximar o lago do pátio e tornou a integração com a paisagem e jardins mais atraente.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi
Corte
Corte
© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

A casa de tijolos e concreto aparentes fica em um condomínio de lotes em Xangri-lá, e seu living interior está estritamente ligado à integração com a paisagem e jardins, o que a família buscava em uma casa de praia. Sua fachada frontal mais cega de aberturas abriga uma garagem-varanda com um pequeno jardim ao fundo que se funde no living de pé direito duplo e mezanino. Seu interior, em texturas de concreto, madeira e detalhes em tijolo segue referência às fachadas externas a deixa tudo aconchegante numa composição arquitetônica em perfeita harmonia.

© Marcelo Donadussi
© Marcelo Donadussi

O volume do depósito de itens de praia com pé direito mais alto para pranchas e artigos de pesca na frente da casa gerou mais imponência à fachada térrea que é suavizado pela horizontalidade da laje de cobertura verde em concreto aparente. O desenho do paisagismo pensado e detalhado com o arquiteto teve a função de delimitar os espaços do terreno com um jardim criado para crescer e acompanhar as mudanças da casa durante o tempo. “Limo, musgos, manchas no concreto e tijolo, são marcas que o tempo deixa na casa e a transforma durante o tempo, assim como seu jardim que se comporta de maneiras diferentes conforme a época do ano.”

Croqui 1
Croqui 1

Galeria do Projeto

Ver tudo Mostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Marcon / Ramella Arquitetura" [Marcon House / Ramella Arquitetura] 19 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887260/casa-marcon-ramella-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.