L'Architecture est dans le Pré / Claas architectes

L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 2 de 23L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 3 de 23L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 4 de 23L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 5 de 23L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Mais Imagens+ 18

Les Lucs-sur-Boulogne, França
  • Autor: Boris Nauleau
  • Cidade: Les Lucs-sur-Boulogne
  • País: França
Mais informaçõesMenos informações
L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 8 de 23
© Myriam Héaulmé

Descrição enviada pela equipe de projeto. Alguns projetos são mais particulares que outros, assim que quando meu irmão me pediu para desenhar sua casa, as apostas pessoais eram geniais. Como jovem agricultor, seu recurso financeiro é limitado, no entanto existe disponibilidade para construir e manter o edifício na granja. Na maioria dos casos esse tipo de edificação é construído com telas metálicas vendidas como kit. Este conhecimento combinado à sua flexibilidade no tempo de trabalho permitiu conceber o projeto como uma obra de autoconstrução.

L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 5 de 23
© Myriam Héaulmé
L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 18 de 23
Planta - Térreo
L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 10 de 23
© Myriam Héaulmé

O projeto implementa seu conjunto de conhecimentos (estrutura, revestimentos, telhado, etc) ao mesmo tempo que controla o tempo e o orçamento, além das questões arquitetônicas gerais.

L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 14 de 23
Maquete 003

A ideia era utilizar a ideia do kit, tanto para garantir uma boa implementação, quanto para reduzir o tempo de trabalho em canteiro, que sempre é delicado na autoconstrução. O kit se divide em duas partes, a primeira formada por três estruturas tradicionais de madeira, que formam um grande volume coberto que é capaz de acomodar dois pavimentos residenciais.

Esse ambiente é coberto com folhas de metal ondulado branco e policarbonato para proporcionar sombra, luz, uma vista para a granja e a privacidade em relação aos vizinhos. A construção prevê a possibilidade de um futuro novo pavimento caso a família se expanda, sem modificar o aspecto externo do conjunto.

L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 9 de 23
© Myriam Héaulmé

Uma pequena caixa, dentro desse primeiro recinto, é o volume térmico, também feito de estrutura pré-fabricada. Esta superfície mínima de um único pavimento não se encontra no centro do primeiro perímetro. Pelo contrário, as duas caixas aninhadas se expandem ou se aproximam dando às áreas cobertas uma orientação programática.

L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 3 de 23
© Myriam Héaulmé
L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 23 de 23
Corte

Os espaços climatizados e os espaços de distribuição se complementam, no verão a casa se expande para o exterior transbordante do jardim, enquanto que durante a temporada mais fria os espaços de distribuição atuam como partes privilegiadas ao ar livre e, durante o inverno em si, a casa se contém entre suas paredes. A morfologia da casa muda conforme as estações do ano e uma geografia do clima da cobertura substitui a geometria simples da planta.

L'Architecture est dans le Pré  / Claas architectes - Imagem 7 de 23
© Myriam Héaulmé

Originalmente publicado em 18 Janeiro, 2018. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "L'Architecture est dans le Pré / Claas architectes" [L'Architecture est dans le Pré / Claas architectes] 12 Dez 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/887134/larchitecture-est-dans-le-pre-claas-architectes> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.