Casa Porta Amarela / NiHu Arquitectos

Casa Porta Amarela / NiHu Arquitectos - Mais Imagens+ 30

Playa Guiones, Costa Rica
  • Arquitetos: NiHu Arquitectos; NiHu Arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  416
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Hansgrohe, Daikin, H.T.Betontransportes, Kurú Wood
Mais informaçõesMenos informações
© Andres Garcia Lachner

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto é pensado como uma residência de descanso para turistas que praticam surfe, um lugar que procura conciliar as restrições de um espaço construído com a liberdade das atividades realizadas em um ambiente aberto.

© Andres Garcia Lachner

Localizada em Guiones Guanacaste, a residência está implantada em meio a um empreendimento construído sobre uma antiga plantação de arroz. A paisagem que rodeia o projeto é plana e distante, permitindo gerar uma arquitetura que emoldura visuais longínquos, aproximando-os até o interior dos espaços. 

© Andres Garcia Lachner
Axonométrica em Camadas

As vistas geradas pela localização configuram a morfologia da residência, separando-a em dois blocos conectados entre si, o que introduz as "molduras na paisagem", com diferentes espaços do projeto que diferenciam, por sua vez, a área privada da área social. 

© Andres Garcia Lachner
Programa Arquitetônico

Essa morfologia adapta-se não somente à localização mas também ao usuário particular, criando um terceiro espaço entre os dois blocos que procura incorporar a importante carga de atividades praticadas pelos surfistas, mantendo um caráter de espaço exterior apesar de estar no interior da moradia. 

© Andres Garcia Lachner

Isso resulta em um pátio que atravessa a residência, provocando um ambiente que acolhe as entradas e saídas das pessoas permitindo que convertam-se em momentos de desfrute e novas formas de uso dos espaços.

© Andres Garcia Lachner

É assim que o hall converte-se nesse terceiro espaço articulador da moradia e o usuário no protagonista do projeto, definindo através de suas atividades os espaços. 

© Andres Garcia Lachner

Em consequência, temos sistemas de armazenamento para pranchas na sala, mesas para guardar os equipamentos no bar e um usuário que não está limitado ao incluir sua vida exterior no interior da moradia. 

Corte Perspectivado
Corte Transversal

A solidez do volume construído contrasta a todo o momento com entradas de luz que separam a cobertura do volume conferindo não somente uma sensação de leveza, mas também permitindo um jogo de luz e sombra no interior que mantem o usuário conectado com o passar das horas durante o dia. 

© Andres Garcia Lachner

A construção dessa moradia foi concebida como um processo integral desde a camada de estrutura exterior até o último detalhe dos mecanismos das janelas apresentando, a todo momento, a honestidade do material e o processo utilizado. 

© Andres Garcia Lachner

Dessa forma, a estrutura principal procura revalorizar o sistema construtivo, utilizando pré-fabricados de concreto que permitem uma leitura muito clara do processo armado e do concreto aparente como material final de acabamento em alguns casos. 

© Andres Garcia Lachner

A envolvente da moradia foi trabalhada como um processo artesanal das aberturas, o que permitiu personalizar os mecanismos, as entradas de luz, de ar e o formato (pequeno e com diferentes alturas).

© Andres Garcia Lachner

As instalações de toda a moradia são mantidas visíveis e se transformam em elementos de iluminação que penetram no interior da residência. 

© Andres Garcia Lachner

O desenho do mobiliário fixo é um prolongamento da própria estrutura principal, lajes de concreto aparente sobre perfis de vigas metálicas configuram os móveis dos banheiros e cozinha. 

© Andres Garcia Lachner
© Andres Garcia Lachner

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Porta Amarela / NiHu Arquitectos" [Casa Yellow Door / NiHu Arquitectos] 14 Jan 2018. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/886872/casa-porta-amarela-nihu-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.