Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo

Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 2 de 29Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 29Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 4 de 29Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 5 de 29Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Mais Imagens+ 24

Palmeiras, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  290
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eduardo Moody
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Armazém de época, Helvética, Kitassis, Rótula Metalúrgica
  • Arquiteto Responsável: Joaquim Gonçalves
  • Colaboadores: Valéria Miranda, Vanessa Mota, Luís Simas (Vovô)
  • Cidade: Palmeiras
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 5 de 29
© Eduardo Moody

Um Cristal na Chapada

A escolha do sitio mais adequado para a locação da casa se impôs como uma das premissas na concepção do projeto: a declividade acentuada do terreno, a vegetação existente com algumas árvores maiores, a preservação das visuais para o Morro Branco e para o Vale do Capão, foram alguns dos elementos considerados na compreensão do lugar. A implantação da casa em dois níveis se ajustava à declividade do terreno, enquanto que horizontalmente, a espacialização dos ambientes aconteceu de forma continua: fechados ou abertos, conforme o programa de necessidades e, as demais condicionantes existentes.

Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 3 de 29
© Eduardo Moody
Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 25 de 29
Planta - 1º Pavimento
Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 17 de 29
© Eduardo Moody

Assim, a volumetria se incorporou ao terreno e à paisagem, obedecendo a uma organização racional dos espaços, conferindo à arquitetura da casa, leveza e transparência, aberta em direção ao vale. O sistema construtivo em aço: pilares, vigas e lajes steel deck, permitiu a redução do custo e tempo da obra (a montagem durou 15 dias), enquanto que mantida aparente, a estrutura, evidenciou o modo de construir e a expressão formal da arquitetura.

Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 28 de 29
Corte A e B

Prevalece no fechamento da casa, as esquadrias de madeira com amplos panos de vidro, permitindo a luminosidade no interior e a transparência que, externamente reflete a luz do céu e no poente, reflexos do Morro Branco. Varandas e beirais protegem as fachadas das chuvas e dos ventos mais intensos. Além do aço e madeira, outros materiais usados: a pedra aparente nas contenções e o tijolo maciço à vista, reforçam as características regionais da casa. O projeto obteve a Premiação IAB-BA 2016 de Arquitetura e Urbanismo na modalidade Arquitetura de Edificações.

Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo - Imagem 9 de 29
© Eduardo Moody

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo" [Canto dos Ventos / G Arquitetura e Urbanismo] 27 Abr 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/885628/canto-dos-ventos-g-arquitetura-e-urbanismo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.