Casa em Achladies / Lydia Xynogala

Casa em Achladies  / Lydia Xynogala - Mais Imagens+ 21

Sporades, Grécia
  • Arquitetos: Lydia Xynogala; Lydia Xynogala
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  200
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Room Service, panoramah!®
© Yiorgis Yerolymbos

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em um terreno triangular inclinado de frente para o mar, a casa é concebida como uma série de ambientes adjacentes e paralelos. Eles são criados por muros de contenção, uma característica comum na paisagem mediterrânea circundante.

© Yiorgis Yerolymbos

Cada ambiente fica em um nível diferente seguindo a topografia e contém um programa específico. O acesso ao volume de entrada está localizado no nível mais alto do terreno e uma escada faz o desnível entrar na casa. Esta forma de entrar promove a primeira experiência no interior da casa, a de um equipamento de visualização do mar.

Planta Baixa - Térreo

Os espaços sociais da casa estão localizados no centro, e ao lado situam-se o quarto principal e os quartos de hóspedes. Cada espaço é focado em uma grande abertura para o sul, contemplando o mar. Além disso, há uma janela menor ao norte, olhando para o declive. Essas aberturas também oferecem uma eficiente ventilação cruzada para os cômodos.

© Yiorgis Yerolymbos

O posicionamento dos volumes gera uma condição que garante que cada terraço externo tenha privacidade mesmo que os volumes estejam adjacentes; não há acesso visual de um terraço para o outro.

© Yiorgis Yerolymbos

As portas que correm entre as paredes duplas marcam a passagem de um espaço para o outro. A noção de "corte" através das paredes sólidas é enfatizada pelo mármore cinza dos limites da construção. As paredes são maciças e construídas de concreto, proporcionando grande massa térmica.

© Yiorgis Yerolymbos
© Yiorgis Yerolymbos

As fachadas leste e oeste, que ficam de frente para a rua e para os edifícios vizinhos, não possuem aberturas. Elas protegem o interior do calor do sol. Isso cria uma configuração pouco visível dos espaços, dando privacidade ao interior, mas com o máximo de vistas para o mar.

© Yiorgis Yerolymbos

No interior há móveis embutidos e espaços de armazenamento; dentro deles mesas, pia de banheiro, armário com prateleiras e a exibição de trabalhos de arte. Esses móveis embutidos são customizados e estão dispostos ao longo da linha central da planta criando uma sequência dinâmica.

© Yiorgis Yerolymbos

O conceito de "agregar" foi um partido para a forma e para a seleção de materiais. Agregar volumes, agregado nas paredes de concreto em bruto, no piso de terrazzo, e coberturas cheias de cascalho e plantas.

© Yiorgis Yerolymbos

Foram utilizados materiais que são muito familiares em interiores residenciais gregos mais antigos, como pisos de terrazzo, que estão presentes em toda a casa, dentro e fora, além de mármore e gesso, mas que foram usados em espaços, formas e combinações que não são tão comuns.

© Yiorgis Yerolymbos

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa em Achladies / Lydia Xynogala" [House in Achladies / Lydia Xynogala] 18 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884787/casa-em-achladies-lydia-xynogala> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.