Edifício Residencial 111 / Negin Shahr Ayandeh

Edifício Residencial 111 / Negin Shahr Ayandeh - Mais Imagens+ 19

  • Colaboradores: Milad Ensafian, Amir Iakpour, Atiyeh Akrami, Shirin Moshiri, Shahdad Badieh Neshin, Khorshid Mazaheri, Javad Naseri, Mansour Naghdi
  • Iluminação: Marzieh Mehrpoo
  • Arquiteto Responsável: Ali Naghavi Namini
  • Cidade: Karaj
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Farshid Nasrabadi

Problema

Mehrshar é indiscutivelmente o último remanescente da antiga malha da cidade-jardim de Karaj. Embora, durante os últimos anos, por causa das construções urbanas ilimitadas e do crescimento da população, o estilo de vida neste distrito mudou quase a ponto de destruir suas antigas raízes e se considerarmos a história das mudanças neste distrito durante o período nos últimos anos, não seria difícil prever o final melancólico desse desenho urbano.

© Farshid Nasrabadi

Portanto, o projeto da rua 111 é uma oportunidade para mudar este curso de construção inadequada e introduzir um melhor padrão de densidade construtiva em Mehrshahr com a concepção de uma relação entre o prédio e os espaços verdes.

© Farshid Nasrabadi

Ideia

Dessa forma, a ideia surgiu com base no desenvolvimento e preservação do eixo verde e na recreação do estilo de vida de Mehrshahr, que tem vários componentes.

Dentre as características das residências em Mehrshahr estão:

- Conexão direta entre a residência e os espaços verdes e abertos, uma atenção especial ao estar entre os jardins e espaços abertos;

- Independência espacial e limite entre as unidades residenciais adjacentes;

© Farshid Nasrabadi

- Diversidade espacial nas residências;

- Criação de um espaço coletivo para as interações sociais entre os moradores e o aumento do sentido de pertencimento ao lugar.

© Farshid Nasrabadi

Processo de Projeto

O eixo verde da rua 111, como uma das principais redes de Mehrshahr se espalha por todo o complexo. Esta estrutura verde, de certa forma, se assemelha às antigas alamedas de jardim com manchas verdes que se alinhavam entre as unidades adjacentes e resultavam em uma convivência entre os espaços verdes e os espaços residenciais.

© Amir lakpour

Espaços verdes e jardins são um dos principais elementos do complexo residencial Mehrshahr. Portanto, a localização do volume no pátio verde foi um dos principais desafios deste projeto. Não só o desafio de considerar as árvores antigas e vegetação valiosa, mas também todo o projeto que é feito de forma a causar o menor dano possível a esses espaços.

Outro elemento do projeto é a importância da vista e da iluminação dos apartamentos. ..

Diagrama

Com base nos estudos sobre a visão e pela existência de pontos negativos (um volume de apartamento de dez pavimentos ao sul do projeto) e utilizando os potenciais existentes (uma massa verde ao sudeste), os apartamentos ao sul, com uma rotação de 20 graus, estão direcionados à massa verde e evitam o prédio. A rotação da planta resultou em varandas retangulares na fachada. Portanto, a fachada principal do edifício, misturada com a massa principal rotacionada do edifício, convergiu em varandas abertas.

© Farshid Nasrabadi

Além do problema das vistas, a rotação do apartamento sul proporcionou uma ótima oportunidade para fornecer a luz e a visão direta dos edifícios ao norte. Embora este apartamento esteja localizado na zona norte do complexo, tem vista direta para a rua principal e para o espaço verde da cidade. Com a abertura de sua fachada sul também surgiu a possibilidade de iluminação direta pelo sol.

Planta

No geral, o edifício da rua 111 pode ser considerado o encontro de camadas verdes com os eixos de visão e a luz solar.

Além disso, ao usar conexões de rede e acesso entre os espaços internos do edifício, procuramos adicionar ambientes diversos para os moradores. A cozinha está localizada no centro do volume e o restante dos espaços privados e públicos foram espalhados através essa massa. A diversidade espacial tornou-se a encarnação de diversas atividades e a residência proporcionou uma coexistência flexível de usabilidade e design espacial para os residentes.

© Farshid Nasrabadi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Teerã, Karaj, Mehrshahr, 111 Blvd, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Edifício Residencial 111 / Negin Shahr Ayandeh" [111 Residential Apartment / Negin Shahr Ayandeh] 18 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884646/edificio-residencial-111-negin-shahr-ayandeh> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.