Residência Corredores / SAA arquitectura + territorio

Residência Corredores / SAA arquitectura + territorio

Residência Corredores / SAA  arquitectura + territorio - Mais Imagens+ 15

Puyehue, Chile
  • Arquitetos: SAA arquitectura + territorio; SAA arquitectura + territorio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  185
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Sergio Araneda
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arauco, Cintac®, GLASSTECH, Termocret, Zincalum
  • Colaboradores: Macarena Assadi, Brigitte Woodward, Daniel Reyes
  • Arquiteto Responsável: Sergio Araneda
  • Cidade: Puyehue
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Sergio Araneda

Descrição enviada pela equipe de projeto. A obra está localizada nas margens do lago Rupanco, em um terreno íngreme voltado para o sul, dentro de um bosque de  Olivillo,  Tepa e Coigue. Dado o valor das espécies arbóreas do entorno, a obra esta baseada na inserção do programa solicitado em relação a trama das árvores existentes.

Planta

O programa, uma residência de veraneio, está organizado em três volumes que se agrupam em dois conjuntos, os quais estão localizados em uma relação transversal entre o lago e o bosque, com orientação norte. O primeiro deles contem o programa de acesso e recintos públicos enquanto os outros dois abrigam os dormitórios que se agrupam em torno de um pátio de luz que possui uma árvore centenária no centro. 

© Sergio Araneda

A utilização de grandes janelas foi definida na proposta para entender o bosque como um primeiro espaço de abrigo, onde a circulação interna da residência estabelece o "sair" para os corredores conectados inteiramente com a paisagem, para logo entrar novamente aos volumes de recintos fechados. 

Esquemas
© Sergio Araneda

A materialidade é composta pela estrutura de aço em pilotis, a base sobre a qual erguem-se os volumes em painéis OSB e estrutura de madeira aparente. O dimensionamento de muros e vãos está determinado em relação à medida dos painéis. Além disso, utilizou-se pinos dimensionado nas estruturas e madeira local para os móveis. 

© Sergio Araneda

Como resposta à água da chuva, propõe-se um volume hermético, simples e sem beirais que geram sombra e umidade. A água corre pela calha e desce nos muros da fachada ventilada.

Cortes
Detalhes

Dedicou-se especial atenção ao desenho específico e detalhado das calhas, onde um sistema permanente direciona a água para o exterior: a cumeeira, o remate da platibanda, tesouras inferiores e exteriores em cada vão, junta de acabamentos, acabamento inferior da fachada, cantoneira interna em todas as conexões entre os painéis e chapas metálicas como pré-armação para as janelas.

© Sergio Araneda

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Corredores / SAA arquitectura + territorio" [Casa Corredores / SAA arquitectura + territorio] 02 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884444/residencia-corredores-saa-arquitectura-plus-territorio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.