Casa RL / Inicio Estudio

Casa RL / Inicio Estudio - Mais Imagens+ 17

Zibatá, México
  • Arquitetos: Inicio Estudio; Inicio Estudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  303
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ANKUI, CASTEL, Cemex, DeAcero, Helvex, Panel Rey, VALVO
  • Engenharia Estrutural: Mauricio Martínez Alanís
  • Colaboradores: Diego Rodríguez Billerbeck, Alfonso Copado Robles
  • Diagramas: Betsabe Ramos Fernández, Melissa Peñuelas Rodríguez
  • Construção: CAFAREL / ANKUI
  • Arquiteto Encarregado: Eduardo Arturo González Hernández, EVELOP Arquitectura
  • Cidade: Zibatá
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Juan Carlos Avendaño Morón

Descrição enviada pela equipe de projeto. A conceituação para o desenho desse projeto parte de dois fatores predominantes:

© Juan Carlos Avendaño Morón

Topografia e orientação

A inclinação natural do terreno subia um pavimento completo na parte mais alta, motivo que indicou automaticamente a definição da solução, tendo a garagem e o acesso à residência no nível 0,00 e, como consequência, o primeiro pavimento se transforma na área social da residência, e o segundo contempla a parte privada.

Axonométrica

A orientação do terreno com o norte a 45º gerou um diagrama em L para proteger-se do oeste e abrir-se a leste, na parte posterior que definiu a posição do terraço e as vistas internas. A solução a oeste requeria um elemento vazado na fachada para aproveitar as vistas das montanhas sem perder o conforto de uma boa temperatura no interior da casa.

© Juan Carlos Avendaño Morón

As convicções do cliente

O cliente tinha ideias concisas quanto as suas necessidades e expectativas para a atmosfera desejada da casa e o prazo para que a obra estivesse concluída.

© Juan Carlos Avendaño Morón

Ele queria uma residência que pudesse se adaptar a seu crescimento pessoal, para quando conhecesse a mulher ideal começasse uma família a casa já contasse com anexos adequados que respondessem às novas necessidades que surgissem, promovendo o ponto de partida para o desenvolvimento do programa arquitetônico.

© Juan Carlos Avendaño Morón

A soma desses dois fatores orientou o conceito para o desenho de projeto, que consiste em uma casa bem orientada que respeita a topografia. Morfologicamente, as linhas definidas e a ajuda de materiais atemporais que correspondem à região, as expectativas da residência se transformam em um ambiente acolhedor, ameno e alegre.

Planta - Térreo
Corte Longitudinal
© Juan Carlos Avendaño Morón

Na etapa de execução, a obra foi um processo eficiente, limpo e rápido, com uma solução de estrutura de aço, paredes leves de painel de gesso no interior e de fibra de vidro no exterior, com lajes de painel de madeira OSB, o que permitiu que a obra fosse concluída em apenas quatro meses.

© Juan Carlos Avendaño Morón

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa RL / Inicio Estudio" [Casa RL / Inicio Estudio] 01 Dez 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/884345/casa-rl-inicio-estudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.