C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 2 de 23C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 3 de 23C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 4 de 23C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 5 de 23C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Mais Imagens+ 18

  • Arquitetos: Emilio Marín, Juan Carlos López
  • Colaboradores: Alessandra dal Mos, Thomas Batschenlager.
  • Desenho Do Jardim: Cristóbal Elgueta, Macarena Calvo.
  • Engenheiro Estrutural: Víctor Palma
  • Cidade: Antofagasta
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 2 de 23
© Felipe Fontecilla

I

No ano de 2013 nos encomendaram o projeto de um edifício de uso público no deserto mais árido do mundo:

O Deserto do Atacama.

O lugar específico, o primeiro Parque Eólico no Norte do Chile, localizado na rota para San Pedro de Atacama e Ayquina. Nos foi requisitada uma proposta de programa e de projeto para um edifício capaz de expor as diversas camadas que contém o deserto: natural, cultural e energética.

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 9 de 23
© Felipe Fontecilla

A indefinição da encomenda nos permitiu abordar o projeto como uma pesquisa sobre a relação contemporânea entre arquitetura e paisagem.

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 4 de 23
© Pablo Casals Aguirre

II

É evidente que a arquitetura chilena mais interessante dos últimos 20 anos construiu seu discurso a partir de uma relação dialética com a paisagem, sempre da perspectiva de sua autonomia. No entanto, nós, ainda que parte dessa geração, tentamos dar um passo além.

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 12 de 23
© Felipe Fontecilla

O projeto pretende estender um pouco os limites, ampliar a visão moderna da relação entre arquitetura e paisagem, onde os protagonistas são apenas dois objetos que funcionam em uma relação de opostos.

Planta

Propusemos a possibilidade de articular outras dimensões do território com a arquitetura, romper essa dicotomia e integrar a proposta como uma nova paisagem do deserto, um dispositivo que ative outras interpretações, um observatório onde o visitante faça parte e altere a compreensão de seu entorno natural.

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 14 de 23
© Felipe Fontecilla

III

A estratégia principal do projeto consiste em integrar a ele as três dimensões de origem natural, isto é, geográfica, paisagística e ecológica, através de três operações de projeto hierarquizadas em organização, material e espaço.

Localização

Primeiramente, a dimensão geográfica do deserto ordena os volumes destinados à exposição, estes se posicionam em contraposição aos vulcões distantes da Cordilheira dos Andes.

Modelo

Depois, da mesma forma que a extensa e imensurável paisagem monocromática do Deserto do Atacama, o edifício é revestido com um envoltório de um único material.

Cortes

O aço corten envolve completamente a forma arquitetônica, fazendo com que essa se transforme em uma rocha de aço fundido que se perde na imensidão do deserto.

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 11 de 23
© Felipe Fontecilla

Finalmente, o espaço, que assume a dimensão ecológica do projeto, gera as condições para uma experiência integrada entre vegetação e público, um vazio central que protege do vento, permitindo a existência de um pequeno oásis, rodeado por um corredor aberto que também funciona como um mirante do céu.

C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López - Imagem 3 de 23
© Felipe Fontecilla

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Ayquina, Antofagasta, Região de Antofagasta, Chile

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "C.I.D - Centro de Interpretação do Deserto / Emilio Marín + Juan Carlos López" [C.I.D - Centro de Interpretación del Desierto / Emilio Marín + Juan Carlos López] 06 Mar 2020. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883906/cid-centro-de-interpretacao-do-deserto-emilio-marin-plus-juan-carlos-lopez> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.