Apartamento Lobo / SAO Arquitetura

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - JanelaApartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Bancada, VigaApartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Jardim, Pátio, AidoApartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Janela, Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, DormitórioApartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Mais Imagens+ 44

São Paulo, Brasil
  • Arquitetos: SAO Arquitetura; SAO Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  190
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dalle Piagge, Neorex, Pau Pau, Reka Iluminação
Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Janela, Sofá, Mesa, Prateleira, Cadeira, Dormitório
© Bryan Ferry

Descrição enviada pela equipe de projeto. Quando a cliente nos procurou, havia comprado este apartamento em péssimo estado de conservação, muito setorizado e escuro, porém com uma localização ótima para quem quer fazer tudo a pé e usar bastante os serviços que o bairro oferece. Ela desejava um apartamento amplo, de fácil manutenção e com uma certa “escala residencial” em que o jardim fosse parte integral da arquitetura.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Jardim, Pátio, Aido
© Adriano Escanhuela

O apartamento de cerca de 190m² (metragem com os terraços incluídos) fica na cobertura de um prédio de 8 andares construído nos anos de 1970, e é quase uma raridade no bairro dos Jardins. A área de terraço, mesmo estreita, forma um “L” e contorna as duas faces do apartamento que fica em uma esquina bem movimentada do bairro.

Planta

Apesar da pouca altura do prédio e da densidade de edifícios no entorno, a moradora consegue ter privacidade graças ao jardim que foi criado nos seus 40m² de área externa.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Mesa, Cadeira, Iluminação, Viga
© Adriano Escanhuela

O apartamento estava em péssimo estado quando foi comprado, dessa forma a reforma foi completa, incluindo desde tubulações de hidráulica e elétrica até a troca de toda caixilharia e todos os materiais de acabamento. 

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Sofá, Cadeira
© Adriano Escanhuela

O grande ganho deste imóvel após a reforma foi na ventilação e iluminação natural, com a quebra das paredes e a remodulação, todos os ambientes passaram a receber luz natural. O conforto térmico também foi solucionado de uma maneira simples, colocamos pérgulas com trepadeiras nos pontos de maior insolação dos terraços, alem de floreiras com vegetação alta, este jardim forma uma barreira ao calor e juntamente com os grandes caixilhos e ventilação cruzada mantém fresco o ano todo.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Janela, Cadeira, Viga
© Bryan Ferry

A cliente é administradora de empresas e adora peças de design e fotografia, o que foi legal na hora de mobiliarmos o apartamento e ajudarmos a colocar seus quadros e peças no lugar. O mobiliário básico (sofá, mesa de jantar, estante da biblioteca) foi comprado, mas tudo foi completado com peças que a cliente já tinha e que se encaixaram muito bem à proposta. A ambientação tem uma mistura de peças bem contemporâneas e de material frio (como a bancada de alumínio embaixo da TV) com outras de tramas artesanais e materiais naturais (como o tapete de tear e a mesinha de ratan). A cor também foi usada pontualmente (no sofá da Muuto e em pequenos objetos). Tudo é limpo, sem excessos, mas sempre com muita qualidade e excelente design.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Janela, Cadeira, Prateleira, Viga
© Adriano Escanhuela

Cozinha

Encerramos a cozinha em uma caixa de concreto que se tornou o eixo setorizador do apartamento, delimita o ambiente de sala de estar, sala de jantar e o lavabo. Esta lamina de concreto foi feita com forma de pinus, as réguas da madeira formam selecionadas e paginadas por nós “in loco”.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Bancada, Cozinha
© Adriano Escanhuela

No tampo da cozinha utilizamos silestone, os armários foram feitos sob medida em compensado naval e pintura automotiva. Queríamos que as “duas caixas” que fecham a cozinha funcionassem como monolitos, por isso optamos pela cozinha monocromática.Utilizamos o mesmo piso (madeira perobinha) em quase todos os ambientes para aumentar sua integração e equilibrar os materiais e cores frias.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Bancada, Pia, Janela, Cozinha
© Bryan Ferry

Lavabo

O lavabo foi executado em um espaço onde antes havia uma pequena cozinha, colocamos uma floreira para trazer privacidade uma vez que não podíamos alterar o desenho do caixilho externo, o elemento vazado colocado em uma das paredes externas proporciona ventilação natural continua e trás o visual do verde do terraço para dentro.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Bancada, Pia, Cozinha
© Adriano Escanhuela

Biblioteca/área externa

A biblioteca foi implantada em um espaço truncado, um local onde havia uma viga invertida limitando o ambiente da sala de jantar/estar, optamos por destacar este desnível e integrá-lo à área externa através do uso do revestimento, a faixa de ladrilho hidráulico contorna as faces do apartamento e “rasga” as salas formando a área da biblioteca.

Apartamento Lobo  / SAO Arquitetura - Mesa, Janela, Cadeira, Viga
© Adriano Escanhuela

Prêmio de melhor apartamento do ano 2015 | Casa Cláudia

Matéria de Capa Janeiro 2015 | Revista Dwell NY

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Rua Haddock Lobo, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Lobo / SAO Arquitetura" 26 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883563/apartamento-lobo-sao-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.