Estação Cultural Tecpatán / Oficina de Diseño y Taller Brigada de Arquitectura

Estação Cultural Tecpatán / Oficina de Diseño y Taller Brigada de Arquitectura - Mais Imagens+ 20

  • Arquitetos: Oficina de Diseño, Taller Brigada de Arquitectura; Oficina de Diseño, Taller Brigada de Arquitectura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  369
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Adrián Llaguno
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cementos Tolteca, PROLAMSA, Ternium
  • Colaboradores: Gerardo Ramírez, Erving Gordillo.
  • Estrutura E Construção: Rafael Pastrana
  • Arquitetos Responsáveis: Héctor Farrera e Camilo Nucamendi
  • Cidade: Tecpatán
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Adrián Llaguno

Descrição enviada pela equipe de projeto. Para contextualizar o estado de Chiapas, localização do projeto, é importante estar ciente de que o terreno é determinante pelas suas diversidades climáticas. O povoado de Tecpatán encontra-se em meio a selva úmida do norte. Seus habitantes estão acostumados, desde tempos milenários, às inclemências climáticas, gerando um mosaico social de intenções que refletem nos seus espaços e modos de vida. Dadas as condições físicas, se obstaculiza o desenvolvimento sócio-econômico, por seu difícil acesso, o qual foi aproveitado principalmente para a criação de gado. Gerando fortes diferenças na distribuição de renda. 

© Adrián Llaguno

A colaboração apresentada no projeto implicou uma nobre intenção em melhorar as comunicações arquiteto-políticas; onde a iniciativa da prefeitura local para solucionar o acesso ao meios informáticos da população para o desenvolvimento educativo, resolveria. Apesar de ser uma intenção midiática para o caso de povoados rurais, onde poucas vezes a problemática é atendida - ou é atendida por meio de protótipos fora do lugar - continua valendo a pena.

Axonométrica em Camadas

Foi em meio a essa conjuntura que chegou-se a uma proposta que surge de um determinante que procura compreender a região - já que é uma paisagem climaticamente ativa - e, nessas mesmas condições criam-se oportunidades para a busca de uma linguagem arquitetônica autóctone, artesanal, natural, política e inspiradora. Foi fundamental entender as técnicas construtivas tradicionais frente ao crescimento dos materiais industrializados, além das inovações construtivas locais, para que fosse criada uma linguagem ótima para um espaço educativo. Mesmo sob o encanto da exuberância paisagística que a selva mexicana e suas fenomenologias oferecem, as quais, sob essa arquitetura, pedem somente para serem emolduradas. 

© Adrián Llaguno
Planta
Corte Transversal

O programa está compreendido por atividades de consulta digital e uma área de suporte. Foi deste modo que determinou-se separar essas atividades em dois volumes. O primeiro abriga uma sala para oficinas equipada com computadores e o segundo, uma área administrativa, serviços e uma cafeteria ao ar livre. Tudo isso surge de uma base de concreto que logo é passa a uma construção de tijolos à vista com estruturas de concreto aparente, os vãos, de piso a cobertura, procuram matizar a luz no interior. A sala para oficinas é enfatizada por um forro de tijolos, completando assim todo um espaço que comunica o usuário sobre sua intenção construtiva, como um ambiente puro para as expressões próprias da comunidade, além de que se trata de uma inovação construtiva chamada "Domotej” desenvolvida pelo Dr. Gabriel Castañeda professor da Universidade Autônoma de Chiapas.

© Adrián Llaguno

Foi importante proteger todo o desenvolvimento das exigências climáticas por meio de uma cobertura feita com peças de aço e lâminas, a qual também propõe uma série de inclinações dinâmicas que por sua vez permite converter-se em uma dupla cobertura que possibilita a circulação do vento para a climatização natural do espaço. O centro é esvaziado de todo o conjunto por meio de um pequeno pátio-jardim, como as moradias tradicionais, e assim é percorrido passeando por todo o corredor circundante do espaço, além de acentuar e permitir que a vegetação local seja a protagonista. 

© Adrián Llaguno

Desta forma, conjugam-se diferentes tradições ancestrais, conhecimentos, contribuições e responsabilidades em decisões políticas sábias para chegar a um acordo de trabalho que se resume em uma peça arquitetônica esperançosa e educativa; que abre a crítica e a proposta de trabalho nas zonas rurais e suas implicações no desenvolvimento social desta era altamente globalizada na qual a criação da comunidade, geralmente, pouco importa. 

© Adrián Llaguno

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Tecpatán, Chis., México

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Estação Cultural Tecpatán / Oficina de Diseño y Taller Brigada de Arquitectura" [Estación Cultural Tecpatán / Oficina de Diseño y Taller Brigada de Arquitectura] 16 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883484/estacao-cultural-tecpatan-oficina-de-diseno-y-taller-brigada-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.