Casa VCR / Oficina Conceito Arquitetura

Casa VCR / Oficina Conceito Arquitetura - Mais Imagens+ 23

Loteamento Jardim Timbaúva, Brasil
  • Arquitetos: Oficina Conceito Arquitetura; Oficina Conceito Arquitetura
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  94
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Esquadrias Baiana, Geobrick, polimix
  • Colaboradores: Maurício Ambrosi Rissinger, Daniel Dagort Billig, Guilherme Nogueira, Tiago Scherer
  • Cidade: Loteamento Jardim Timbaúva
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Impossível falar das estratégias que adotamos para elaborar o projeto desta casa, sem falar do simpático casal que nos chamou para tal tarefa.
Dona Ana e seu Vílson cativam as pessoas que os rodeiam. Ela é técnica agrícola, cuida do paisagismo da casa e das ruas do condomínio, cultiva uma horta orgânica repleta de temperos e alimentos deliciosos, e ainda engajou a vizinhança ensinando receitas de alimentação saudável no salão de festas do condomínio! Ele é conhecido como homem churrasco, pois vai até o cliente e serve um assado de primeira! O que eles queriam era uma casa simples, eficiente e de baixo custo. Zoneamos a casa em dois volumes: o da área social que é de tijolo pintado de branco e recebeu uma marquise de concreto aparente que serve de proteção para o carro, e também para a varanda frontal, e o da área íntima que é de tijolo à vista e abriga os dormitórios, banheiros e o ateliê de costura da residência. Uma circulação central conecta os dois volumes e permite uma fluidez entre a frente do acesso principal e os fundos da garagem e quintal.

© Marcelo Donadussi
Planta - Térreo

Em função da vista privilegiada, voltamos a área social para a esquina e nivelamos a casa pela parte mais alta do terreno. Então criamos um deck de madeira externo que está conectado com o estar interno e propicia um espaço excelente de contemplação. Junto ao volume íntimo criamos um canteiro linear com o intuito de gerar um microclima com as plantas e aromatizar os ambientes com temperos e ervas frescas. Ali também está posicionada a escada que dá acesso de forma facilitada à cobertura verde que cobre todo o volume social. Toda a residência é feita com concreto aparente e tijolos ecológicos. Ecológico porque não vai ao forno como acontece com o tijolo convencional. É fabricado agregando cimento a um solo arenoso, homogeneizado, prensado e curado a sombra. Tem um formato diferenciado e por ser encaixado proporciona uma redução de até 30% nos gastos com alvenaria, mão de obra e tempo de construção.

© Marcelo Donadussi
Corte Longitudinal

Os dutos elétricos e o sistema hidráulico passam dentro dos furos do tijolo, evitando a quebra de paredes. Entulhos, desperdício de materiais e quebra-quebra de paredes são minimizados. Ainda temos painéis solares para aquecimento da água utilizada pelos moradores e a captação da água da chuva para irrigação da horta. Os ambientes internos foram montados a partir da reforma de grande parte do mobiliário existente na casa anterior dos moradores, sempre com o auxílio e supervisão da OCA. Desta maneira, usando elementos de uma arquitetura sustentável e muita simplicidade, conseguimos conectar o estilo de vida do casal com o projeto da casa. O resultado satisfatório fica visível quando passamos pelo local e percebemos a escala adequada que a casa tem em relação a eles e a alegria com que usam os espaços criados!

© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa VCR / Oficina Conceito Arquitetura" [VCR House / Oficina Conceito Arquitetura] 13 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/883457/casa-vcr-oficina-conceito-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.