Nha Than Thien #003 / Global Architect & Associates

Nha Than Thien #003 / Global Architect & Associates - Mais Imagens+ 36

Quảng An, Vietnã
  • Arquitetos: Global Architect & Associates; Global Architect & Associates
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  60
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Carpenter, Kaindl, Nippon Paint, Saint-Gobain
© Nguyen Quoc Anh + Nguyen Trung Kien

Descrição enviada pela equipe de projeto. Situada em uma área tranquila próxima ao Lago Oeste de Hanoi, "Nhà Thân Thiện #003" foi desenhada para ser utilizada durante os finais de semana de uma jovem família. A ideia está baseada em três fatores: a forma de organizar o espaço para uma casa de uso temporário, tamanho 6x10m; o uso de materiais amistosos, criando um ambiente rústico para o relaxamento; por último, porém não menos importante, a questão da economia de energia para uma casa que está influenciada pela luz do oeste. 

© Nguyen Quoc Anh + Nguyen Trung Kien

Concepção Espacial

A residência está construída como uma casa de férias de quatro pavimentos. O térreo é utilizado para garagem, cozinha, refeitório e espaços de funções adicionais. A grande sala de jantar, rodeada para sala de estar, um pequena biblioteca e um corredor no primeiro pavimento, melhora a conexão entre os ocupantes e cria um espaço de estar de qualidade interativa e dinâmica. As áreas de estar privadas encontram-se nos pavimentos superiores, incluindo uma sala de estudo, dois dormitórios e um jardim na parte superior. Um vazio está disposto ao longo da casa desde a frente até a parte posterior, para garantir luz e ventilação natural em qualquer espaço na casa. A escada caracol está localizada ao redor de um pilar de concreto, criando nós no espaço e ângulos de visão interessantes. Desde este lugar, é possível sentir a mudança de luz em diferentes momentos do dia.

© Nguyen Quoc Anh + Nguyen Trung Kien
Corte
© Nguyen Quoc Anh + Nguyen Trung Kien
Fachada e Corte
© Nguyen Quoc Anh + Nguyen Trung Kien

Materiais

Inspirados pela arquitetura tradicional e materiais locais, cria-se a um espaço que serve a estilos de vida modernos. Materiais como concreto aparente, pedra, aço e vidro são combinados com peças de cerâmica, madeira e bambu de uma maneira flexível para criar uma atmosfera rústica e pacífica de arquitetura tropical. Toda a fachada desta residência está voltada a oeste e foi desenhada como uma tela gigante de persianas. Quando combinada com janelas de correr, recobertas de pó de alumínio e colunas de aço inoxidável, as grelhas criam uma infinita variedade de estados de ânimo dentro da casa. Quando são abertos, os painéis individuais podem ser inclinados e deslizados de modo que estejam totalmente ou parcialmente abertos. De perto, as persianas de bambu proporcionam privacidade e vista panorâmica da paisagem. Durante o dia, filtram a luz do sol e projetam padrões de luz e sombra através do espaço de estar e do estúdio. Durante a noite, oferecem aos transeuntes - desde um olhar externo - um véu sedutor através da vida privada do proprietário. 

© Nguyen Quoc Anh + Nguyen Trung Kien

Economia Energética

O desenho não utiliza soluções de alta tecnológica para economizar energia, mas sim, utiliza alguns métodos simples através da disposição de materiais e do espaço. A residência está sempre bem iluminada e naturalmente ventilada, minimizando assim o tempo dedicado a iluminação artificial e aparatos elétricos. Os espaços de relaxamento encontram-se na parte posterior da residência, que não é diretamente afetada pelo sol. Espaços como as salas de estar e estúdio que não são utilizados rotineiramente durante o dia os hábitos do anfitrião, são colocados próximos a fachada, como um espaço de amortecimento que minimiza a radiação solar. 

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Nha Than Thien #003 / Global Architect & Associates" [Nha Than Thien #003 / Global Architect & Associates] 09 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882903/nha-than-thien-number-003-global-architect-and-associates> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.