Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 2 de 23Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 3 de 23Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 4 de 23Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 5 de 23Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Mais Imagens+ 18

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 10 de 23
© Onnis Luque

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma residência familiar de descanso, que eventualmente se converterá em um lugar de retiro, localizada entre um bosque composto por árvores de nozes e cafezais, onde é possível não só admirar a paisagem, mas também, estar imerso nela. 

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 21 de 23
Planta

Um só pavimento com área social conectada ao dormitório principal e outros dois cômodos independentes formam o programa da residência. Além disso, assumem fundamental importância as aberturas para sair e viver na floresta. 

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 9 de 23
© Onnis Luque
Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 22 de 23
Corte 01
Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 11 de 23
© Onnis Luque

Decide-se habitar em torno de um pátio central e os espaços da residência surgem concêntricos a ele, um traço elíptico acoplado com recuos e extensões permite conectar as peças, preservar as árvores e abrir paisagens assim como entradas de luz. 

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 7 de 23
© Francisco Gutiérrez Peregrina

Para os muros exteriores, utiliza-se pedra da região buscando harmonizar com as estruturas pré-existentes e, no interior, utiliza-se blocos pretos para dividir espaços e confinar o pátio. Em torno dele, cria-se um corredor marcado pelo ritmo dos pilares que, por sua vez, servem como suporte para as armaduras de madeira que estruturam o telhado. Elementos de concreto aparecem como enxertos nos muros portantes como limites que suportam e vedam, como janelas e nichos. 

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 14 de 23
© Onnis Luque

A cobertura de duas águas marcada pelo traço das armaduras radiais de madeira, além de criar uma atmosfera de semi-penumbra que evoca a cabana, confere uma espacialidade generosa ao interior e nos escala em seu ponto mais baixo para nos dirigirmos ao jardim interior, um pedaço de bosque que se decide domesticar, um refúgio, um interior controlado, um lugar que, para a residência, converte-se em um "desde" e um "até" ao mesmo tempo.

Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura - Imagem 18 de 23
© Francisco Gutiérrez Peregrina

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Amacueca / COA arquitectura, Departamento de Arquitectura" [Casa Amacueca / COA Arquitectura + Departamento de Arquitectura] 20 Fev 2021. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/882710/residencia-amacueca-coa-arquitectura-departamento-de-arquitectura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.