Bossa / Stemmer Rodrigues

Bossa / Stemmer Rodrigues  - Janela, Fachada, AidoBossa / Stemmer Rodrigues  - Mesa, Cadeira, JanelaBossa / Stemmer Rodrigues  - VigaBossa / Stemmer Rodrigues  - Fachada, JanelaBossa / Stemmer Rodrigues  - Mais Imagens+ 32

Petrópolis, Brasil
  • Arquitetos: Stemmer Rodrigues; Stemmer Rodrigues
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  5344
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Marcelo Donadussi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Atlas Schindler, Jacuzzi, Vidroart
Bossa / Stemmer Rodrigues  - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Enriquecer a escala urbana e promover harmonia entre a construção e a cidade foram pontos que envolveram o projeto, presenteando a vizinhança com um verdadeiro marco. Esse conceito confirma a relação humana do Bossa no diálogo com os passantes e os moradores, expresso na transparência completa da fachada de vidro.

A maior aposta arquitetônica foi estabelecer um elemento forte horizontal em todo o acesso, permitindo que o térreo e o acesso obtivessem maior importância em relação ao edifício. Sobre este nível térreo, duas penthouses oferecem apartamentos distintos com um amplo terraço e integração com a copa das árvores. Se opondo às linhas horizontais, uma torre de onze andares se levanta em grandes painéis, que trazem grandes planos de vidro em intercessões com finos elementos de concreto.

Bossa / Stemmer Rodrigues  - Fachada
© Marcelo Donadussi
Croqui
Bossa / Stemmer Rodrigues  - Fachada, Janela, Pilar, Aido
© Marcelo Donadussi

As escolhas também levaram em conta características da rua, muito arborizada, onde um centenário Flamboyant recebe os moradores. Essa é a justificativa da grande permeabilidade visual nas janelas de cada apartamento, permitindo a vista para o bairro. A iluminação na sala de estar se garante pelos contínuos painéis de vidro que alcançam o teto, descortinando a vista para a rua arborizada.

Com uma proposta de poucos apartamentos por andar é possível manter o clima intimista nas áreas comuns. Para aqueles que apreciam espaços sofisticados, algumas inovações são um convite à parte: O Clube Bossa, um lounge minimalista com mobiliário design, foi imaginado como a a extensão do lar dos moradores. Na sua concepção, além da integração visual entre os jardins, se destaca uma inspiradora biblioteca, área gourmet, confortáveis poltronas e uma lareira. Utilizado como exclusivo clube, pode também ser um espaço alternativo para receber e relaxar.

Bossa / Stemmer Rodrigues  - Fachada, Jardim, Aido
© Marcelo Donadussi
Implantação
Bossa / Stemmer Rodrigues  - Imagem 23 de 37
© Marcelo Donadussi

Se diferenciando dos projetos tradicionais, a área de lazer foi concebida possibilitando o uso nas quatro estações. O inverno com baixas temperaturas justifica a necessidade de um espaço com uma lareira para os dias frios. No outro extremo, redes suspensas à sombra de um pergolado evocam o espírito das casas brasileiras, um convite para o clima de férias a qualquer momento. O conceito inclui ainda uma hidromassagem externa e um segundo pergolado que abrange churrasqueira e balcões para uma divertida refeição.

Bossa / Stemmer Rodrigues  - Janela, Fachada
© Marcelo Donadussi

A inspiração veio de importantes arquitetos modernistas brasileiros e fortes ícones arquitetônicos. Com estas referências, o uso de concreto aparente se tornou um símbolo da Stemmer Rodrigues.

Bossa / Stemmer Rodrigues  - Prateleira, Viga
© Marcelo Donadussi

Um comprometimento com a racionalidade na planta garante espaços generosos para cada cômodo do apartamento. A porta principal está em um local reservado com baixa visibilidade para o interior do apartamento, e é oculta por uma parede curva que simultaneamente confere uma agradável sinuosidade ao espaço e esconde o lavabo social.

Bossa / Stemmer Rodrigues  - Mesa, Cadeira, Janela
© Marcelo Donadussi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Av. Soledade, 400 - Petrópolis, Porto Alegre - RS, 90470-340, Brazil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Bossa / Stemmer Rodrigues " 01 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881865/bossa-stemmer-rodrigues-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.