Casa R / 35astudio

Casa R / 35astudio - Mais Imagens+ 23

Casa d'Agosto, Itália
  • Arquitetos: 35astudio; 35astudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  120
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Grandinetti, Materis Paints, RÖFIX
  • Engenharia: Polistudio srl, Engenheiro Emilio Panzeri
  • Levantamento Quantitativo: Luciano Pintossi
  • Construção: Immobiliare Cardanini s.r.l.
  • Clientes: Andrea Riccio, Gaia Clerici
  • Equipe: Andrea Carmignola, Janko Mauri
  • Cidade: Casa d'Agosto
  • País: Itália
Mais informaçõesMenos informações
© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Localizada na região de Oltre Po Pavese, imersa em uma paisagem montanhosa cheia de vilarejos e castelos, a Casa d'Agosto é um pequeno distrito parte do município de Valverde, com 315 habitantes e a apenas vinte quilômetros de Pavia.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

Esta pequena casa de férias (120 m²) para um jovem casal milanês foi construída em um terreno de cerca de 3.000 metros quadrados com uma leve inclinação.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo
Plantas
© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

A nova casa foi concebida como um bloco único de concreto armado posicionado no nível do solo e no nível do espaço aberto à sua frente, para aproveitar a brisa e a natureza circundante no verão.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

Esta casa de férias é concebida como um espaço aberto em dois andares articulados em um único volume de pé-direito duplo; as principais características da casa são o mezanino e a rotação de 45 graus de uma cobertura tradicional. O resultado é a criação de quatro seções idênticas, estereométricas e trapezoidais.

Cortes

O espaço interno é dividido da seguinte forma: no piso térreo, há a sala de estar e de jantar, acessível a partir do jardim externo por grandes portas de correr, além da porta de acesso principal, também em vidro.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

O espaço aberto do piso térreo é dividido em uma grande sala de estar de pé-direito duplo, uma área de jantar localizada abaixo do mezanino e a cozinha aberta com uma bancada de concreto e portas de madeira; um pequeno banheiro com porções em cimento verde, que servem tanto ao piso térreo quanto ao piso superior.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

O acesso à área de dormitórios é realizado por uma escada aberta feita de concreto armado, inserida em blocos na parede feitos com o mesmo material; a escada fica ao lado da sala de estar.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

No piso superior, existem dois quartos totalmente abertos, com vista para a área de estar; das grandes janelas dos quartos, é possível apreciar a vista da paisagem circundante. A relação com a paisagem é garantida por grandes janelas de madeira, algumas delas podendo ser abertas e outras fixas, que, em conjunto, permitem a entrada de iluminação e ventilação naturais, além de oferecer a vista das colinas circundantes; todas as aberturas são de fato projetadas para oferecer as melhores visuais. O concreto armado, utilizado para eliminar qualquer elemento estrutural interno e reduzir os custos de construção, foi colocado usando painéis comuns e deixando essa textura internamente aparente.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

A materialidade dos poucos elementos de madeira (cozinha, porta do banheiro, móveis e perfis das janelas); a elegância dos pisos, feita de peças fundidas de concreto monolítico e revestidas com pasta de quartzo; e a textura áspera dos muros de concreto aparente e da ausência de forro: todas essas características ajudam a destacar os aspectos mais essenciais da arquitetura.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

Os acabamentos externos do edifício garantem a continuidade em relação ao espaço interno. Todas as fachadas são finalizadas com um reboco graúdo cinza escuro capaz de refletir o calor, espalhado grosseiramente com uma espátula; além disso, a cobertura rotacionada em 45 graus é tratada com material simples, normalmente usado em edificações industriais. Isso segue e confirma a linguagem brutalista de todo o trabalho.

© Andrea Carmignola & Maddalena Merlo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa R / 35astudio" [House R / 35astudio] 10 Nov 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881644/casa-r-35astudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.