Loja Apple de Dubai / Foster + Partners

Loja Apple de Dubai / Foster + Partners - Mais Imagens+ 12

© Nigel Young

Descrição enviada pela equipe de projeto. A Loja da Apple de Dubai está reinventando a ideia tradicional introvertida de uma loja de shopping com uma experiência mais externa que se envolve com o espetáculo da vida urbana. O projeto de Foster + Partners é uma resposta altamente inovadora à cultura e ao clima dos Emirados Árabes Unidos, ao mesmo tempo que evidencia uma pioneira ambição da Apple em criar espaços cívicos inspiradores para todos.

© Nigel Young

Localizado no Dubai Mall – um dos centros urbanos mais visitados no mundo, atraindo mais de 80 milhões de pessoas diariamente desde 2014 – a nova loja da Apple ocupa a posição mais central da cidade, juntamente com o icônico Burj Khalifa e com vistas para as célebres fontes dançantes Dubai Fountains. Espalhada em dois pavimentos abraça o espaço das fontes com uma fachada de 56,6 metros de largura e uma varanda com 5,5 metros de profundidade, com vistas sem igual desta localização espetacular.

© Nigel Young

O projeto desta loja é uma celebração do sol, utilizando abundante luz natural para criar uma ambiência especial em seus interiores. Reinterpretando os tradicionais muxarabis árabes, enormes painéis solares que proporcionam suave sombra no terraço externo durante o dia e se abrem durante a noite para revelar os interiores nestas vistas de tirar o fôlego. Com seu percurso de movimento inspirado por um bater de asas de um falcão, as "asas solares" são uma experiência teatral em si, uma visão integrada de arte cinética e engenharia. 

Corte

Feitas inteiramente de leves fibras de carbono, cada asa possui uma série de camadas de tubos formando uma densa rede. Seguindo os estudos de insolação e todos seus ângulos, as hastes foram distribuídas em maior concentração onde a radiação solar é a mais intensa ao longo do ano. A padronagem exclusiva permite visões claras para as pessoas que estão em ambos os pavimentos da loja, e a luz do sol que passa através das asas produz sombras profundas nos interiores.

© Nigel Young

Acesso à loja é realizado através de um pé direito duplo, com portas pivotantes diretamente do Shopping Dubai. A seção Avenida, especialmente desenhada para exibir acessórios da marca no pavimento inferior ao lado das grandes mesas assinadas da Apple estão e meio à um pequeno bosque de árvores, criando um ambiente calmo para experimentar os produtos mais recentes. Esta unidade também lançou a nova experiência global nas lojas Apple, 'Today at Apple' - onde a equipe técnica e criativa oferecerá conselhos e treinamento individualizado em fotografia, cinema, arte e design para os usuários.

© Nigel Young

O novo terraço sombreado apresenta 9 árvores substanciais em grandes canteiros  que incorporam bancos em seu desenho para permitir que os visitantes sentem, relaxem e desfrutem da vista. Os canteiros estão equipados com um sistema que permite que haja uma rotatividade mecânica para garantir que as árvores recebam quantidades suficientes de luz solar.

© Nigel Young

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Financial Centre Road - Downtown Dubai - Dubai - Emirados Árabes Unidos

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Loja Apple de Dubai / Foster + Partners" [Apple Dubai Mall / Foster + Partners] 20 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/881325/loja-apple-de-dubai-foster-plus-partners> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.