Residência Lauriston / Seeley Architects

Residência Lauriston / Seeley Architects - Mais Imagens+ 11

Kyneton, Austrália
  • Arquitetos: Seeley Architects; Seeley Architects
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  380
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Peter Hyatt
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  CASA Systems & Materials, Dulux, Lysaght, Viridian
  • Arquiteto: David Seeley
  • Engenheiro: P.J. Yttrup & Associates
  • Construtor: Spence Construction
  • Cidade: Kyneton
  • País: Austrália
Mais informaçõesMenos informações
© Peter Hyatt

Descrição enviada pela equipe de projeto. Manter um compromisso profundo com seu contexto rural expansivo e ondulado, foi o ponto de partida para o projeto da residência Lauriston, com uma resposta de desenho que, ao mesmo tempo, se enterra e se projeta na paisagem montanhosa próxima a Kyneton Victoria. As fileiras de oliveiras alinhadas geometricamente em contraste com uma paisagem voluptuosa, evocam uma tensão silenciosa e tática. A casa imita essa tensão com a relação entre um volume meticulosamente detalhado e estruturado, contra uma cobertura sinuosa e flutuante aparentemente sem esforço. A inspiração para a paleta de materiais foi o próprio contexto, com materiais e texturas locais. Os revestimentos de madeira Messmate seguem as curvas da expressiva cobertura, complementados pelo amplo piso, também Messmate, e a padronagem francesa de pedra azul, inspirada nos caminhos coloniais de Piper Street em Kyneton. A casa respeita e melhora seu entorno, oferecendo perspectivas de retiro e respiro, um lugar que convida para a reunião.

© Peter Hyatt

O conceito para o projeto era criar uma residência que proporcionasse uma experiência expandida do ambiente natural, interpretando as qualidades da paisagem circundante na planta e na forma arquitetônica. Uma cobertura sinuosa expansiva, com um claro ritmo estrutural, balanços ousados, materiais naturais reciclados e uma planta linear, foram as estratégias implementadas para realizar esse conceito. Estas medidas foram combinadas para proporcionar um espaço de recesso, mas rico, com um limite delicadamente controlado em relação à área externa. A flora autóctone local se coloca contra as oliveiras estruturadas, e a proximidade entre esses cenários do entorno se contrastam e criam uma sensação de tensão. A casa imita a tensão em sua paisagem com a relação de um volume estrutural meticulosamente detalhado e uma cobertura sinuosa que parece flutuar.

© Peter Hyatt

O volume estrutural predominantemente envidraçado e o balanço do edifício, contribuem para a criar a impressão de que a casa toca seu terreno com leveza. Além disso, o balanço destaca a inclinação natural do lote, criando áreas de estar que flutuam por cima do solo com uma ampla vista através do coração da propriedade. Sua orientação perpendicular à casa existente em 1970, cria um limite no terreno, que na entrada produz uma sensação similar à entrada de um jardim murado dos dois lados, e, pelo outro, cria um espaço isolado em uma paisagem substancial.

Planta - Pavimento Superior

Tratando-se de uma residência particular, esta casa tem o potencial de contribuir com um paradigma crescente da arquitetura rural contemporânea, que expressa uma resposta única na Austrália de espaços para o refúgio.

© Peter Hyatt

Elaborou-se uma elegante planta linear que resolve o programa com espaços públicos e privados dispostos nos dois lados de uma entrada informal localizada no centro, ao ar livre. A resolução do programa se vê reforçada pela relação seccional da casa com sua implantação. A leste, os dormitórios estão conectados à terra e a um pátio criado com a casa existente. A oeste, as áreas de estar e a varanda em balanço sobre a paisagem, oferecem magníficas vistas das colinas, barragens e oliveiras.

Croquis

Soluções de desenho passivo, os sistemas de energia considerados e as medidas de captação de água da chuva no projeto, asseguram que a casa proporcionará um recinto rentável e cômodo no futuro.

© Peter Hyatt

A vontade de nosso cliente era que a casa permitisse uma sensação de intimidade com o exterior, especialmente com o pôr-do-sol e a sensação de co-habitar com a abundante vida silvestre do entorno. O projeto reforça a sensação de conexão com a paisagem circundante, o céu e os arredores da maioria do cômodos da casa, portanto, afirmando-se com seu sentido de lugar entre as oliveiras. A encomenda também pedia uma resposta pragmática ao desafio de entretenimento ao ar livre em todas as estações do ano. À isso, o projeto responde com um desenho cuidadoso para proteger dos insetos, do sol, da chuva e dos ventos dominantes sazonais.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Lauriston / Seeley Architects" [Lauriston House / Seeley Architects] 30 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880179/residencia-lauriston-seeley-architects> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.