Yangzhou Zhongshuge / Li Xiang

Yangzhou, China
  • Arquitetos: Li Xiang; Li Xiang
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shao Feng
© Shao Feng

Água, o berço de tudo e a base da cultura. Yangzhou nasceu perto da água. No passado, guiados pela água, muitos literatos e poetas vieram e se reuniram aqui. Além disso, este era um lugar amado por intelectuais e beldades. No livro "O Sonho da Câmara Vermelha", quando Lin Dai-Yu está sentindo falta de sua cidade natal, os versos "Flor da primavera e lua do outono, colinas verdes e águas claras; vinte e quatro pontes, relíquias das Seis Dinastias" virão a sua mente; e são esses mesmos versos que instigam a imaginação de tantas pessoas sobre as vinte e quatro pontes. Em 2016, Zhongshuge foi atraído por este belo lugar e esperava enriquecer a beleza de Yangzhou com o próprio encanto da cidade!

© Shao Feng

Yangzhou Zhongshuge está localizada em Zhen Yuan, à beira d'água e em frente às árvores. Além de herdar a ambiência solene e dramática existente, foi adicionada também a ponte em arco no conceito de projeto, um elemento indispensável desta antiga cidade, importante histórica e culturalmente. Estas pontes costumavam ser um componente importante da cultura e do comércio local, e no projeto representam que a livraria é o vínculo entre os seres humanos e os livros.

Planta

Entrando pela porta da frente da Zhongshuge, você chega no lobby. Com o uso do conceito da ponte em arco, remete-se à imagem do mundo dos livros. Rios no piso e no teto que fluem para frente, levam os leitores a mergulharem profundamente no vasto oceano do conhecimento. As estantes nos dois lados estendem a forma do skyline com arcos graciosos, assim como uma ponte sobre os rios configura uma ligação entre os leitores e os livros. Continue caminhando e você encontrará um local cheio de livros do seu lado direito. Ao estudar a relação entre pontes e rios, o arquiteto conseguiu criar uma relação espacial espelhada. Foram usados vários tipos de arco para conectar todas as áreas, surpreendendo todos os leitores que entram neste espaço. E a sensação de mistério criada pela iluminação suave faz todos os leitores lembrem do rio sob a ponte, a brilhar no sol; ajudando-os a apreciarem o momento de leitura num clima tranquilo. O espaço com forma orgânica garante espaço suficiente para que os leitores se sentem e compartilhem ideias durante sua atividade de leitura.

© Shao Feng

O Pavilhão de Livros Ilustrados das crianças é exatamente o oposto da área de estudo. Estantes foram construídas na forma de brinquedos móveis e desmontáveis para refletir a natureza ingênua das crianças. A parte inferior das prateleiras na parede pode ser retirada e usada como mesa para exibição de livros. Quando há a necessidade de espaço, elas podem ser colocados de volta nas prateleiras e formam um padrão de imagem que carrega a cultura das ruas de Yangzhou. As cores vivas dão um caráter animado a todo o espaço. Quando as crianças entrarem neste espaço, elas vão se sentir como se estivessem numa versão em quadrinhos de Yangzhou. Saindo deste Pavilhão, encontra-se uma loja de brinquedos requintada, onde vários itens escolares tanto para adultos quanto para crianças são exibidos de forma impecável. Esta é a rica e múltipla Yangzhou Zhongshuge, que herdou as histórias culturais da cidade.

© Shao Feng

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Yangzhou, Jiangsu, China

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Yangzhou Zhongshuge / Li Xiang" [Yangzhou Zhongshuge / Li Xiang] 25 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/880029/yangzhou-zhongshuge-li-xiang> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.