Espaço e Galeria Multifuncional em Teerã / Kaaf Foudation

Espaço e Galeria Multifuncional em Teerã / Kaaf Foudation - Mais Imagens+ 18

Tehran, Irã
  • Arquitetos: Kazem Keyhani; Kazem Keyhani
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  225
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Deed Studio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Alborz Kabin, Seven Diamonds Industries, Zeta Alarm
  • Gestão De Obra: Sadra Keyhani
  • Equipe De Construção: Hossain zanganeh, Ahmad Shansevari, Seifollah Nasiri, Vazir Sekandari
  • Fabricante: Nickavaran
  • Cidade: Tehran
  • País: Irã
Mais informaçõesMenos informações
© Deed Studio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em Evin, um antigo vilarejo na região metropolitana de Teerã, está o recém inaugurado Espaço de Exposições Kaaf. O edifício, de 225 m² está num dos mais antigos e mais charmosos jardins do norte de Teerã que tem resistido ao enorme boom da construção civil do distrito nas últimas décadas. O projeto combate o desaparecimento dos vilarejos intra-urbanos do Irã.

© Deed Studio

Este é um aspecto da cidade de Teerã onde novos distritos tem se espalhado por uma série de vilarejos antigos presentes na região a mais de 200 anos, quando a cidade se tornou a capital do país. Estes vilarejos se desenvolveram no tecido urbano principalmente nos últimos 30 anos graças ao súbito aumento de população. O vilarejo de Evin tem historicamente abrigado os jardins e residências de inverno da antiga cidade de Teerã na época da Dinastia Qajars, período que o núcleo central da cidade era murado e localizado nas terras mais quentes do sul.

Planta

O Espaço de Exposição de Kaaf está no vilarejo com vistas para as montanhas de Alborz no norte de Teerã, além de uma vista predominante para o presídio de Evin. O terreno é especial graças à suas árvores orientais centenárias. É um espaço de exposições multifuncional para a fundação dedicado à curadorias de obras de arte e arquitetura nacionais e internacionais. 

© Deed Studio

Arquitetura

A arquitetura do edifício é resultado de princípios específicos que foram levados em consideração durante o processo de construção, que afetaram a personalidade e morfologia do projeto. O edifício se destaca na cidade contemporânea por suas linhas simples e uso otimizado de materiais rústicos. A intenção era construir com o emprego de materiais ordinários, reciclados e disponíveis localmente, que produziram uma materialidade e texturas naturais.  

© Deed Studio

Disposição

O volume do edifício é simetricamente moldado a partir de um grid quadrado, com entradas no centro de cada um dos 4 lados. A praça principal é composta de 25 quadrados menores, em referência às estruturas tradicionais persas utilizadas em jardins: os Kushk. Aqui o plano é principalmente organizado com base nas divisões ímpares para um quadrado e tem composição simétrica específica de acordo com cada segmento.

Axonométrica

Exposição

Enquanto se parece com um Kushk em planta, o edifício aborda condições mais específicas como um espaço de exposições sem precedentes. Vai além da ideia de um cubo branco isolado para exibir obras de arte; graças à sua presença bruta e materialidade rústica com forte permeabilidade e aberturas ao jardim. A presença da área verde pode ser sentida nas aberturas nas paredes e através de dois rasgos na cobertura, onde duas clarabóias capturam a vista das copas das árvores. Além disto, duas árvores existentes foram mantidas no terreno e incorporadas nos interiores das galerias, enaltecendo o espírito do edifício não apenas como um lugar para ver, mas um espaço para permanecer e ver o exterior, uma função fundamental de um Kushk.

© Deed Studio

Os tamanho e formato dos painéis internos seguem os mesmos princípios materiais e geométricos do edifício e faz do projeto a materialização de uma ideia unitária. Pode ser considerado um espaço que tenta introduzir uma nova abordagem para exposição de arte, um lugar contemporâneo e oriental, inspirado em princípios tradicionais. 

Corte

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Evin, Teerã, Irã

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Espaço e Galeria Multifuncional em Teerã / Kaaf Foudation" [Multifunctional Gallery Space in Tehran / Kazem Keyhani] 19 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879878/espaco-e-galeria-multifuncional-em-teera-kaaf-foudation> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.