Residência A / Método

Residência A / Método - Mais Imagens+ 20

Valle de Bravo, México
  • Arquitetos: Método; Método
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  327
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Tatiana Mestre
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cocinas Maawad, Cristalum, Volunta
  • Gestão De Obra: Ingeniería Orca
  • Arquiteto Responsável: Bernardo García
  • Cidade: Valle de Bravo
  • País: México
Mais informaçõesMenos informações
© Tatiana Mestre

Descrição enviada pela equipe de projeto. A arquitetura tem o efeito de nos situar em um lugar e de fazer possível a habitabilidade de um terreno. Em certo sentido é a ferramenta mais importante do homem para poder interagir com a paisagem ou com o entorno que nos rodeia. 

© Tatiana Mestre

Nos terrenos com paisagem imponentes, a arquitetura nos coloca em escala e serve como transição para poder - à distância - absorver o entorno. Somente através dela podemos nos apropriar da paisagem e vivê-la. 

© Tatiana Mestre
Corte
© Tatiana Mestre

A intenção da Residência A é justamente nos apropriarmos do entorno privilegiado onde se situa, pretendendo que o habitante viva o lago. A forma de A, que é característica das casas da região e é imposta por um regulamento local, é aproveitada ao seu máximo potencial para criar essa relação. Para isso foi importante fazer com que a estrutura formasse parte de todos os espaços e do programa, adicionalmente queríamos que fosse um elemento coerente com o funcionamento da casa. 

© Tatiana Mestre

A vista principal do lago para o norte e o clima frio sub-úmido nos obrigou a buscar a orientação solar em outras direções. Para isso, foram abertas varandas laterais que nos permitiram receber a radiação solar nas manhãs e nas tardes, também aproveitando os ângulos mais agudos da forma da residência que de outra maneira teriam ficados inutilizados. 

Planta 00

A mistura de materiais naturais como pedra, madeira, aço e vidro; junto com os espaços agudos de grande altura criam um ambiente cálido e contemporâneo. A residência A é uma casa de concepção moderna com materiais e técnicas de construção tradicionais do terreno. É uma estrutura metálica de vanguarda muito eficiente adaptada a um sistema de construção local.

© Tatiana Mestre

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência A / Método" [Casa A / Método] 19 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879799/residencia-a-metodo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.