Pedras do Mar Resort & SPA / M-arquitectos

Pedras do Mar Resort & SPA / M-arquitectos - Mais Imagens+ 29

Ponta Delgada, Portugal
  • Arquitetos: M-arquitectos; M-arquitectos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  6780
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Paulo Goulart
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Amorim
  • Equipe: Ana Silva, Pedro Furtado, Diana Policarpo, Rodrigo Dias, João Costa
  • Autores E Responsáveis: Fernando Monteiro, Marco Resendes, Miguel Sousa
  • Cidade: Ponta Delgada
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
© Paulo Goulart

Descrição enviada pela equipe de projeto. O nosso ultimo projeto foi desenvolvido com o objetivo de criar uma nova unidade hoteleira com uma capacidade de 125 unidades de alojamento, num terreno situado na costa norte da ilha de São Miguel - Açores  - Portugal, e cuja localização privilegiada sobre o mar, confere-lhe um excelente enquadramento paisagístico.

© Paulo Goulart

Perante este cenário, e avaliando previamente as características naturais e morfológicas do terreno, propusemos uma solução arquitetônica que globalmente potenciasse a atividade turística pretendida e garantisse uma ocupação territorial adequada na envolvente paisagística.

© Paulo Goulart
Corte Transversal
© Paulo Goulart

O recorte rochoso da orla costeira característico desta zona, constituem um ambiente único para a atividade turística ligada à natureza, nomeadamente os trilhos pedestres ou o birdwacthing e a prática de desportos náuticos como o mergulho. Existe, ainda, nesta zona da ilha diversos acessos ao mar, possíveis de aceder através de pequenos afloramentos rochosos de basalto que naturalmente recortados, formam excelentes piscinas de maré.

© Paulo Goulart
© Paulo Goulart
© Paulo Goulart

No que se refere à materialização do edifício, a volumetria proposta para a construção do hotel garante uma boa integração na paisagem envolvente, apesar da sua dimensão e por se tratar de uma zona sem referentes arquitetônicas no meio envolvente. Como forma de atenuar a sua presença, optou-se uma imagem horizontal para o edifício marcada pela evidenciação das lajes de piso em contraponto com a estrutura porticada de pilares recuada e cromaticamente escura. No embasamento do edifício propusemos o revestimento das paredes divisórias dos quartos em pedra seca de basalto e ligeiramente projetadas para o exterior em relação aos planos horizontais superiores. Esta composição de planos, pretendem atenuar a rigidez estética da massa volumétrica do edifício.

© Paulo Goulart

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Dr. Hugo Moreira 58, 9500-110 Ponta Delgada, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Pedras do Mar Resort & SPA / M-arquitectos" [Pedras do Mar Resort & SPA / M-arquitectos] 13 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879528/pedras-do-mar-resort-and-spa-m-arquitectos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.