Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - PrateleiraCasa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, CorrimãoCasa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - JardimCasa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Fachada, Jardim, AidoCasa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Mais Imagens+ 14

  • Execução Da Obra: Instaltec Obras
  • Estrutura: Francisco Mello Jr.
  • Esquadrias E Serralheria: Vanmar Serralheria
  • Paisagismo: José Carlos Andersen (Zelão)
  • Luminotécnica: Casa 14 + Adriana Feller (Reka)
  • Autoras: Mariana Andersen, Mariana Guardani
  • País: Afeganistão
Mais informaçõesMenos informações
Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Fachada, Jardim, Aido
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. A reforma de um sobrado paulistano, deteriorado após 40 anos de uso, levou ao escritório, o desafio de repensar o projeto original dos anos 70. Com pavimentos compartimentados, pouca claridade e circulação prejudicada, o projeto teve como partido arquitetônico repensar a área social e integrar os espaços da casa habitada por um jovem casal.

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Mesa, Cadeira, Janela, Dormitório
© Maíra Acayaba

Para viabilizar as mudanças necessárias, as arquitetas precisaram superar alguns entraves, como o excesso de paredes que dividiam os espaços; uma edícula nos fundos, que ocupava 100m² do terreno do quintal e, no andar térreo, um desnível de dois degraus tornava o desafio ainda maior.

Corte

Para organizar o programa, as arquitetas propuseram na parte térrea da casa a eliminação do anexo e a remoção das divisórias, passando depois ao nivelamento do piso da área social. Segundo Mariana Andersen, isso permitiu integrar os cômodos e ampliar os jardins – inclusive o interno, o que fez com que a varanda se tornasse o principal ambiente de convívio, responsável ainda pela transição entre sala, cozinha e quintal. No andar superior está a área íntima.

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Escada, Corrimão
© Maíra Acayaba

Uma esquadria de vidro foi instalada na sala, na extensão da porta de correr, para aumentar a percepção do recuo lateral e a iluminação, o que possibilitou ao jardim interno ser estendido e repaginado. 

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Sofá, Mesa, Prateleira, Dormitório
© Maíra Acayaba

A reforma fez ainda com que os ambientes passassem a se comunicar, envolvidos por uma cortina de luz solar e plantas e sob um fator ainda mais especial: fez com que os cômodos da face oeste ganhassem uma posição privilegiada para o pôr do sol.

Planta - Térreo
Planta - Superior

Da rua, quem vê a casa não imagina que se trate de um sobrado - a porta principal pivotante dá acesso ao patamar intermediário da residência. Do lado direito, o escritório tem entrada à parte.

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Prateleira
© Maíra Acayaba

O pedido de uma cozinha parcialmente unida à area social foi atendido com a divisória vazada de concreto e marcenaria. Antes escuro e fechado, o ambiente teve a parede diante da varanda substituída por portas de correr – e a conexão dentro-fora ganhou um reforço.

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Pia, Bancada
© Maíra Acayaba

Algo semelhante se deu no escritório, onde a laje fica apoiada nas paredes laterais, liberando o trecho junto ao teto para o fechamento com vidro. O pergolado de concreto armado possui quatro vigas principais que se apoiam nos pilares da fachada e se prolongam até o início do jardim interno, viabilizando o grande balanço.

Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura - Fachada, Cadeira, Janela
© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Pôr do Sol / Casa14 Arquitetura" 24 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/879498/casa-por-do-sol-casa14-arquitetura> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.