- Área: 817 m²
- Ano: 2017
-
Fotografias:João Morgado
-
Fabricantes: Recer, Sanitana
O projeto da Casa dos Pátios teve como objetivo reabilitar um edifício setecentista localizado na rua de Sto Ildefonso, Porto.
O edifício, que teve ao longo da sua existência usos tão diversos como serviços e habitação, tendo chegado inclusive a ser usado como escola, encontrava-se abandonado e em estado de pré ruina há décadas.
A proposta pretendia a criação de um conjunto de apartamentos e lojas, conservando toda a estrutura e conceito espacial da preexistência.
O edifício original, embora aparente do exterior ter apenas dois pisos, contém na verdade uma curiosa organização que se concretiza em quatro pisos habitáveis.
Apesar do avançado estado de degradação, a organização barroca ainda evidente no interior, nomeadamente na escada de acesso ao primeiro piso, serviu como ponto de partida para a definição da proposta.
Uma organização simples e rigorosa, onde os espaços são fortemente iluminados e marcados pelos elementos conservados dos espaços originais: os arcos de separação entre divisões, cantarias de granito, elementos de carpintaria e escadas.
O momento mais afirmativo do projeto é a escada comum de acesso ao segundo piso, uma vez que é um elemento novo. Foi a necessidade de criar este elemento – e a impossibilidade de o diluir no conjunto – que nos levou a assumi-lo, conferindo-lhe uma leitura geométrica e contemporânea, conjugada com uma cor absolutamente barroca.
O resultado são onze apartamentos de tipologia t0, t1 e t2, onde o espaço interior cria um diálogo pacífico entre o passado e o presente, refletido em espaços contidos e elegantes, animados pela variação da luz.