Casa TH / DANstudio

Casa TH / DANstudio - Mais Imagens+ 14

  • Arquitetos: DANstudio; DANstudio
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  77
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Quang Dam
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Dong Tam, Formica, Vietnam-Italy Steel
  • Engenharia: Thang Nguyen
  • Arquitetos Responsáveis: Duc Nguyen, Phung Minh Nguyet
Mais informaçõesMenos informações
© Quang Dam

Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto está localizado em uma nova área urbana nos arredores da cidade de Hanoi. Este é um tipo muito popular de casas no Vietnã, onde a estrutura principal já estava construída pelo empreendedor de toda a área. As pessoas que adquirem este tipo de casa devem ainda realizar obras de acabamento antes de se mudarem. Mas o esqueleto da casa em si gerava uma série de problemas, a maior parte relacionados à ventilação e iluminação. A questão para os arquitetos era como finalizar a construção resolvendo os problemas originários do esqueleto pronto, com uma grande diferenciação entre elas mas mantendo os elementos estruturais das casas do entorno.

© Quang Dam

A solução veio primeiro do espaço interno. O arquiteto propôs um corte em alguns lugares da laje, criando mais conexões verticais entre o primeiro e o último pavimento. Deste modo, insere dois outros dutos internos para trazer luz e ventilação natural para o interior da casa. Os moradores possuem mais liberdade para interagir fisicamente através destes espaços abertos.

© Quang Dam
Diagrama
© Quang Dam

Para reforçar a conexão entre os pavimentos, o material do azulejo cerâmico é utilizado de maneira contínua da parede de uma das aberturas verticais ao piso próximo ao outra abertura, para então sair aparente na fachada da casa. Esta solução do uso do material mescla os espaços vertical e horizontalmente, unindo todos os pavimentos de maneira física e direta.

© Quang Dam
Diagrama
© Quang Dam

A localização da casa é próximo à uma ferrovia ruidosa, e a fachada frontal enfrenta o forte sol da tarde. Um sistema de painéis de alumínio e pequenas varandas foi desenvolvido para esta fachada, criando uma camada envoltória protetora em toda a fachada externa, enquanto mantém algumas aberturas trazendo um pouco de natureza para dentro da casa. As pequenas varandas são ornamentadas com vasos, onde são plantadas espécies arbustivas nativas advindas da área verde em frente à casa.

© Quang Dam
Diagrama
© Quang Dam

Em um espaço no segundo pavimento entre as duas novas aberturas verticais, uma sala de leitura é instalada, com um alto grau de flexibilidade. Ao utilizar um grupo de cubos em diferentes maneiras, os residentes podem ler livros, trabalhar, descansar, brincar em uma série de gestos diferentes. A plataforma e a estante não apenas podem armazenar coisas, mas também criam uma estrutura que permite a realização de inúmeras atividades.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa TH / DANstudio" [TH House / DANstudio] 04 Set 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878626/casa-th-danstudio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.