Casa Ana / Kochi Architect's Studio

Casa Ana / Kochi Architect's Studio - Mais Imagens+ 8

© Kazuyasu Kochi

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta pequena casa para uma família de quatro pessoas foi construída num terreno em Tóquio, cercado por outras casas. Após a guerra, a população e o preço da terra aumentou, tornando a atual área residencial de alta densidade. Este terreno representa a menor unidade possível na divisão de propriedades, e a casa será dividida em ambientes ainda menores. Comecei a projetar com o desejo de descobrir a espacialidade da superlotação utilizando aberturas nos diferentes planos da estrutura.

© Kazuyasu Kochi
Plantas
© Kazuyasu Kochi

Para criar um "cenário de alta densidade", onde você pode ver muitos lugares, eu estabeleço a fórmula "densidade espacial = número de ambientes / volume". Se você pode ver vários ambientes de um espaço menor, a densidade espacial aumentará.

Corte

No caso da Casa Apartamento (2014), pintei os ambientes de 4 cores diferentes para enfatizar a diferença entre cada grupo de espaços. Já na Casa Ana há 7 cores para enfatizar a diferença entre cada cômodo. Para dar densidade espacial, esta é a estratégia para aumentar o espaço, que é mínimo.

© Kazuyasu Kochi

As formas das perfurações aparecem como um conjunto de aberturas nas paredes e no chão. As perfurações na Casa Kame e na Casa Apartamento apresentavam o volume de poliedros, mas na Casa Ana há uma sobreposição de planos, como um quadrado ou um triângulo na parede ou no chão, dificultando o seu reconhecimento enquanto um volume definido. Aqueles que eram buracos 3D subordinados a um grid agora tornam-se 2D, existindo de forma autônoma. Isso aparece no interior da Casa Ana nos pontos de interseção de linhas retas nas paredes e aberturas. Há pontos de onde as superfícies cortadas dos quatro ambientes podem ser vistas em três profundidades diferentes.

© Kazuyasu Kochi

Esta é uma arquitetura que construiu aberturas simultâneas. Se eu quiser projetar um cenário de alta densidade, é possível que dois ou mais espaços se sobreponham e existam simultaneamente? A pintura cubista desmontou a integração por análise visual, e vários pontos de vista foram colocados lado a lado em uma única imagem. Ela adquiriu simultaneidade e transparência e descobriu a liberdade e uma nova profundidade. Na arquitetura, os espaços da Casa Ana, construídos de forma autônoma na convencional estrutura de madeira, poderiam ser o cubismo na arquitetura?

© Kazuyasu Kochi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Ana / Kochi Architect's Studio" [Ana House / Kochi Architect's Studio] 22 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/878553/casa-ana-kochi-architects-studio> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.