Casa Verne / Zeller & Moye

Casa Verne / Zeller & Moye - Mais Imagens+ 25

Mexico City, México
  • Arquitetos: Zeller & Moye; Zeller & Moye
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  460
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Factor Eficiencia, Fine Floors, M+N Luminarias
© Juan Carlos Garza

Descrição enviada pela equipe de projeto. Uma mansão da década de1930 localizada em um bairro tranquilo dentro de um pátio compartilhado bem no centro na Cidade do México é transformada numa residência para uma família. A casa se organiza verticalmente em três níveis, cada um com um caráter distinto: espaços funcionais de serviço no térreo, vida familiar no primeiro pavimento e um retiro privado no último nível.

© Omar Muñoz
Corte
© Omar Muñoz

A antiga estrutura dos ambientes internos foi reformulada, demolindo paredes para criar generosos espaços habitáveis. Foram introduzidos pátios e vãos de iluminação zenital para maximizar a entrada de luz natural no interior da casa, que originalmente mantinha um tênue nível de iluminação. Por sobre o edifício existente, foi acrescentado um novo pavimento ao introduzir uma cobertura com um grande balanço, feita de concreto branco, que proporciona sombra aos espaços internos envidraçados que se beneficiam agora de uma suave e moderada luz natural. Os novos espaços foram desenhados com o mínimo de elementos para acentuar a presença do jardim da cobertura. Ao longo de todo o nível superior, uma série de painéis móveis de vidro que vão do piso ao teto oferecem vistas panorâmicas em direção à densa vegetação dando a impressão de estar em um oásis oculto no interior da cidade. 

© Omar Muñoz
Planta - Segundo Pavimento
© Omar Muñoz

Todas os novos acréscimos foram realizados com uma mistura de concreto e mármore para obter um ambiente contemporâneo. Além da nova cobertura, o piso inteiro foi executado com cortes de pedras de mármore, fazendo referência ao curso dos rios e lagoas que conformavam a paisagem desta área antes do desenvolvimento da cidade. Uma mesa e bancos de concreto moldados in loco foram acrescentados em um nicho na esquina do jardim. Uma nova escadaria em espiral conecta os primeiros pavimentos de estilo art deco com o nível do jardim contemporâneo, e permite a passagem da luz do dia através de uma claraboia sobre a escadaria. Os espaços dentro da estrutura existente foram conectados e renovados com novas aberturas, pisos de madeira, uma nova lareira, mobiliário fixo e luminárias de latão desenhados especificamente para o projeto.

© Juan Carlos Garza

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa Verne / Zeller & Moye" [Casa Verne / Zeller & Moye] 24 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/877689/casa-verne-zeller-and-moye> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.