-
Arquitetos: COA Arquitectura
- Ano: 2014
-
Fotografias:Delfoz DS
-
Fabricantes: Hunter Douglas, Acuity Brands, Cimbra Peri, Construlita, EMYCSA, Grupo Cementos de Chihuahua, Lithonia Lighting, Lumark, Tecnolite
Descrição enviada pela equipe de projeto. Este projeto surge a partir da doação de 50 hectares para a construção de um complexo diocesano, cuja principal obra será a Basílica de Guadalupe. O terreno encontra-se localizado numa zona conurbada entre os municípios de Aquiles Serdán e Chiuahua.
Como se trata de um projeto a longo prazo, foi considerada a necessidade de construir um Eremitério que permitisse formar uma comunidade tanto no sentido religioso como no âmbito social, já que além de ser utilizado para as práticas de devoção, pudesse realizar eventos de caráter cultural. Esta é uma das premissas mais importantes, já que foi necessário conceber um espaço multifuncional capaz de abrigar uma grande quantidade de pessoas.
O projeto tem como conceito dois elementos que criam uma grande sombra: um de concreto que atua como espaço de cerimônias e o outro de metal, que é mais elevado e corresponde à área de espectadores.
Ao ser tão contrastante com seu entorno, cria-se na paisagem um refúgio tanto espiritual como físico, que se integra cada vez mais com seu contexto. Além disso, a envolvente indica de maneira gráfica sua clara vocação integrando signos religiosos como a cruz e a imagem de Nossa Senhora de Guadalupe.
Dentro do sistema construtivo destaca-se o desenho estrutural do volume de concreto, já que a cobertura do altar cobre um vão de 22 metros e encontra-se apoiada em uma série de colunas que ficam ocultadas no interior das paredes que confinam dita área.