Residência em Olmué / Rodrigo Pérez Kenchington

Residência em Olmué / Rodrigo Pérez Kenchington - Mais Imagens+ 31

Olmué, Chile
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  138
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Andrés Goñi
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cintac®, LP
  • Arquiteto Responsável: Rodrigo Pérez Kenchington
  • Cálculo Estrutural: Alonso Cid Olguín
  • Cidade: Olmué
  • País: Chile
Mais informaçõesMenos informações
© Andrés Goñi

Descrição enviada pela equipe de projeto. O projeto consiste em uma moradia unifamiliar de descanso em um terreno de 5.000 metros quadrados localizado no interior de um condomínio na comunidade de Olmué. 

© Andrés Goñi

O terreno se encontra na serra que margeia o Estero Pelumpen, na área de um bosque nativo próximo ao Parque Nacional La Campana, em plena cordilheira da costa. 

© Andrés Goñi

O relevo do terreno apresenta uma dupla condição ao ser uma planície cortada abruptamente por uma ladeira de inclinação pronunciada de aproximadamente 14 metros de altura. 

© Andrés Goñi

O projeto de um pavimento e de planta quadrada capitaliza esta condição de varanda natural situando-se na borda e permitindo que o terraço se mantenha suspenso sobre a ladeira e as árvores em busca das vistas da montanha de Olmué. 

Corte

A fachada leste, onde está o acesso principal, foi pensada como uma pele dupla. Um tramado de madeira com diferentes níveis de transparência oculta a área de serviço com seu acesso e a janela de um dos banheiros. Observada em escorço, desde o caminho de acesso, o tramado de madeira se torna opaco. 

© Andrés Goñi

Os dormitórios são orientados para o norte e possuem saída a um corredor exterior que conecta perimetralmente a moradia. Este espaço intermediário é próprio da arquitetura da área e permite mediar o intenso sol do verão e as chuvas invernais. 

Planta

Um muro de pedra separa o privado do público.

As áreas comuns como sala de estar, cozinha e sala de jantar estão planejadas como um só espaço aberto com grandes aberturas que, sem parapeitos ou vergas, emolduram as vistas sul e oeste. 

© Andrés Goñi

Um espaço virtual, atravessado por uma ponte, separa o terraço da sala estar, potencializando a relação vertical do usuário com o lugar e permitindo vistas desde o interior ao fundo da ladeira. 

© Andrés Goñi

A estrutura do projeto é mista e se desenvolve em torno de um muro maciço de pedra e concreto reforçado. 

© Andrés Goñi

Uma estrutura de aço consiste em colunas tubulares de secção quadrada e vigas duplas T e suporta uma laje de concreto armado. Sobre esta laje são instalados paredes e divisórias em Painel SIP. A estrutura da cobertura foi planejada com vigas I e vigas secundárias de pinos 2x8".

A casa está revestida exteriormente com painéis metálicos cor grafite. 

© Andrés Goñi

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência em Olmué / Rodrigo Pérez Kenchington" [Casa en Olmué / Rodrigo Pérez Kenchington] 25 Out 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876905/residencia-em-olmue-rodrigo-perez-kenchington> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.