Residência Padival / Anahata

Residência Padival / Anahata - Mais Imagens+ 31

Belagavi, Índia
  • Arquitetos: Anahata; Anahata
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  2290 ft²
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
    Fotografias:Shamanth Patil J
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Jaquar, LG Hausys, Saint-Gobain
  • Consultoria Estrutural: Vinay Behre Associates, Belgaum
  • Fabricação: Bharat industries, Belgaum, SAM engineers and fabricators, Belgaum
  • Carpintaria: Dharmendra Jangid, Belgaum
  • Pintura: Ravindra Chauhan, Belgaum
  • Revestimento: Tejpal Deegwal, Belgaum
  • Equipe De Projeto: Puneeth Hegde, Mithila Manolkar
  • Cidade: Belagavi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Shamanth Patil J

Descrição enviada pela equipe de projeto. Um jovem casal e seus 2 filhos, originalmente de Mangalore, uma cidade costeira no sul da Índia, nos procuraram para projetar sua residência. O requerimento consistia em construir uma casa contemporânea e minimalista. A residência Padival é uma moradia privada localizada no sul de Belgaum. O terreno é retangular, voltado a oeste com uma estrada principal de 24 metros.

Croqui / Corte

Em Mangalore, o pátio é um elemento integrante da casa tradicional. Escolhemos refletir vividamente as lembranças deste elemento, adaptando a tipologia vernácula em um contexto urbano. O programa é organizado em compartimentos espaciais em torno do pátio com base nas suas funções. Cada um desses compartimentos evolui para massas geométricas primordiais. A ideia era criar uma forma arquitetônica pura - de linguagem despojada das suas partes supérfluas, reduzida apenas aos seus elementos básicos e aos sentimentos que o próprio espaço evoca.

© Shamanth Patil J

Hortus conclusus

"Dentro e fora, a terra e céu convergem no jardim fechado. A edificação é, por assim dizer, erguida da massa da terra, com o jardim localizado em uma cavidade. O espaço ilimitado do céu penetra no jardim e o absorve. "

Aben, R., & De Wit, S. (1999). The Enclosed Garden, 10-11. Rotterdam: 010

© Shamanth Patil J

O hall de entrada conduz ao pátio de um lado e ao espaço de estar do outro. O espaço de estar, com pé-direito alto, diminui sua altura quando flui para o pátio e, assim, resulta em um espaço de biblioteca no primeiro pavimento que se volta para o pátio de um lado e para o espaço de estar do outro. A transição para outras funções privadas da residência se dá através da área de jantar bem iluminada. O revestimento conecta os espaços de estar e de jantar ao pátio.

Croqui / Corte

O 'Altar' é um espaço suspenso no ar. Externamente, a massa se desconecta deliberadamente da parede da sala de estar, criando a impressão de um cubo flutuante. A altura reduzida do chão e a janela alta invocam uma sensação mística. As escadas do 'Altar' levam à biblioteca e aos espaços familiares. A altura de um pavimento e meio da sala cria uma janela na biblioteca que exibe um diálogo entre o pátio e o terraço da sala de estar. As paredes dos espaços privados ao redor do pátio são mantidas baixas, com o vidro continuando até o teto. O pátio, portanto, flui para os dormitórios, esmurrando os limites do pátio enquanto estabelece uma conexão com os espaços internos da residência. A estratégia espacial é projetada para conectar visualmente os espaços e permitir uma sensação de comunicação. O teto de concreto é deixado exposto para adicionar uma sensação de informalidade, em contraste com as paredes lisas de gesso branco.

© Shamanth Patil J

As escadas banhadas pelo sol da sala familiar leva ao 'Barsati' que transita para o terraço da sala de estar através de uma varanda semi aberta. O 'Barsati' também atua como uma despensa para servir às festas no terraço que o cliente geralmente organiza.

“O Sol não percebe o quão maravilhoso é até que uma sala é feita.” - Louis Kahn

© Shamanth Patil J

A luz percorre o edifício através de uma abertura estrategicamente colocada, em alguns lugares tocando o telhado, permitindo um fluxo de visão desobstruído para o exterior. Dois grandes poços de luz, o pátio e a claraboia acima das escadas no espaço familiar exibem um jogo de luz e sombra criando um alto senso de ordem visual. A luz como material de construção é esculpida cuidadosamente para definir espaços e suas funcionalidades. À medida que a luz solar muda ao longo do dia, as sombras tornam o espaço dinâmico conforme as estações. A percepção do espaço varia de acordo com a posição em relação aos poços de luz.

© Shamanth Patil J

Inspiração do artista

Os desenhos interiores e móveis são fortemente inspirados pelo artista indiano contemporâneo SH Raza. Sua abordagem à cor, linha, espaço e luz, as geometrias em suas pinturas revelam uma compreensão mais profunda das emoções. O concreto, o gesso branco, o bronze, a madeira e a pedra natural tornaram-se a paleta de cores para os interiores. Uma abstração da pintura 'Tanava' no chão usando pedra colorida, adorna a sala de estar. Ela atinge a terceira dimensão com os bancos e mesa. As sombras formadas pela claraboia do pátio empiricamente reinterpretam os padrões das pinturas Raza. A prateleira de livros triangular na biblioteca permite um diálogo amigável com a luz cada vez que o sol encontra a parede. A pintura, ‘White crosses’ é esculpida em madeira para formar os guarda-roupas, adicionando calidez ao interior do dormitório.

© Shamanth Patil J

A residência é uma composição abstrata de massas que responde ao sol oeste. As sombras se movem à medida que o dia progride dando vida à fachada. A parede composta é projetada para se assemelhar a um tecido, muito leve e ausente, mantendo a composição inalterada. A residência é criada como uma peça de arte.

© Shamanth Patil J

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Residência Padival / Anahata" [Padival House / Anahata] 04 Ago 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876604/residencia-padival-anahata> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.