Casa na Rua Faria Guimarães / fala

Casa na Rua Faria Guimarães / fala - Mais Imagens+ 9

  • Ladrilhos: Paulina Piech
  • Empreiteiro: Engilaco
  • Colagem: Fala Atelier
  • Cliente: stunning chapter ltd
  • Equipe: Filipe Magalhães, Ana Luisa Soares, Ahmed Belkhodja, Mariana Silva, Diogo Paixão, Paulo Sousa
  • Cidade: Porto
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Collage. Image © Fala Atelier
Collage. Image © Fala Atelier

Descrição enviada pela equipe de projeto. A casa foi encontrada numa sequência de edifícios igualmente discretos de diferentes períodos do século XX. Numa rua central da cidade do Porto, construída originalmente para uma família apesar de devoluta há algumas décadas, era objectivo do novo proprietário transformar a ruína numa unidade habitacional com cinco apartamentos, participando no acelerado processo de gentrificação da área.

Before. Image © Fala Atelier
© Ricardo Loureiro

As paredes de granito que definem o perímetro do edifício foram preservadas e a estrutura interior completamente reabilitada, recorrendo apenas a elementos leves de madeira. Nenhuma extensão foi proposta e o arranjo fragmentado de pequenas divisões interiores deu lugar a uma sequência de espaços aparentemente idênticos.

© Ricardo Loureiro

Em cada apartamento, uma parede modular de painéis de madeira foi pintado em azul profundo, escondendo diferentes funções: cozinhas, quartos-de- banho, armários. Apenas numa segunda análise é compreensível a distinção entre as cinco unidades: o sistema consistente e a relação visual entre os vários apartamentos encontra a sua contradição na necessária adaptação da sua rigidez retórica à geometria da escada, às janelas existentes, à forma de o telhado. Em cada estúdio, uma pedra com uma forma específica no pavimento desequilibra os alçados interiores aparentemente simétricos.

Planta proposta

A fachada atua como um dispositivo teatral através do uso pouco ortodoxo dos cerâmicos tradicionais que enchem o espaço entre as orlas de granito. Duas portas com diferentes cores sugerem diferentes hierarquias.

© Ricardo Loureiro

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Casa na Rua Faria Guimarães / fala" [House in Rua Faria Guimarães / fala] 21 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876199/casa-na-rua-faria-guimaraes-fala-atelier> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.