Residência Creueta / Zest Architecture

Residência Creueta / Zest Architecture - Mais Imagens+ 12

  • Arquitetos: Zest Architecture; Zest Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  355
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Eugeni Pons
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Doca, Portet, Rocas
  • Empreiteiro: Josep Hortal Hortal
  • Trabalho Em Aço: Germans Turró, sl
  • Instalações: Portet
  • Cozinha: Doca
  • Marcenaria: Rocas
  • Arquitetos Autores: Co Govers, Maria Matamala
  • Cidade: Barcelona
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Eugeni Pons

Descrição enviada pela equipe de projeto. Esta residência foi projetada por um artista local da década de 50 para sua família. Naquela época, a região onde foi construída era apenas um subúrbio nos arredores de Barcelona com residências unifamiliares. Atualmente, a área já faz parte da cidade. Os novos proprietários, que buscavam a possibilidade de viver na cidade em um bairro muito tranquilo com vistas incríveis ao Mediterrâneo, decidiram contratar o escritório ZEST para assumir a tarefa de projetar uma reforma completa que transformasse a casa em um ambiente para a família do século XXI.

© Eugeni Pons

O desafio era manter um resquício do encanto original da residência, que tinha características muito especiais e era muito rica em detalhes, mas adaptando-a às necessidades e ao gosto dos novos proprietários. A casa precisava de uma reforma geral, incluindo a substituição de toda a fiação e das tubulações de água.

Planta - P-1

ZEST decidiu ousar (classificação A na certificação de consumo de energia) com o isolamento completo da fachada utilizando um sistema de isolamento térmico externo (SATE) com acabamento em cinza escuro. A fachada do térreo, que tinha um acabamento original de pedra local, foi isolado pelo interior. Tanto a cobertura, quanto o térreo também foram isolados termicamente.

© Eugeni Pons

A calefação funciona por meio de um sistema de geometria de poços verticais. No térreo e nos banheiros, foi utilizado piso radiante e nos pavimentos superiores reutilizou-se os antigos radiadores de ferro fundido existentes na casa. Todas as janelas foram substituídas por novas construídas em carvalho maciço, com duplo envidraçamento de alto rendimento e com proteção solar externa. Nos planos futuros dos proprietários, está a ideia de adicionar uma instalação fotovoltaica na cobertura perfeitamente inclinada, uma vez que as normas e o sistema tributário espanhóis transformaram essa pretensão em uma opção viável. 

Elevação Sul

No interior, todo o cabeamento e as tubulações foram substituídos por sistemas de alta qualidade. A casa é controlada por um sistema de domótica de GIRA, para facilitar a gestão da calefação, iluminação, alarmes e proteção solar.

Havia uma área onde era impossível substituir o antigo cabimento e que era alimentada pelo exterior: o incrível hall de entrada, uma obra original realizada pelo primeiro proprietário e projetista da casa. Este espaço conta com um teto dourando de painéis tridimensionais, esculturas de árvores diretamente esculpidas nas paredes, além de um maravilhoso vitral com uma escultura de Sant Jordi, padrão dos catalães.

© Eugeni Pons

A distribuição da residência foi modificada em alguns lugares, para adaptar-se às necessidades dos novos proprietários, como em todos os banheiros e na cozinha. Foram instaladas janelas novas, ou maiores, quando necessário, incluindo um acesso adicional ao jardim a partir da sala de jantar. A garagem não tinha um tamanho adequado para o carro dos novos proprietários, o que demandou um redesenho de parte da fachada da rua, com o objetivo de criar espaço adicional e uma abertura um pouco maior. A cerca de Corten de estilo orgânico, também foi projetado pelo escritório ZEST, inspirada nas esculturas de árvores do hall de entrada.

Planta - 0

O proprietário original era escultor e designer gráfico, seu escritório localizado no pavimento superior, transformou-se no dormitório principal, que foi projetado como uma suíte de luxo com um banheiro e sala de estar com lareira. A fachada industrial original foi substituída por uma sequência de 8 janelas. Junto a essa suíte, encontra-se um grande escritório doméstico. Nesse pavimento superior, os novos proprietários sentiam que a residência havia sido cuidadosamente privada das incríveis vistas, o que levou os arquitetos a proporem uma solução: a criação de um "mirante", uma pequena varanda desde onde é possível admirar as vistas quase 360 graus sobre a cidade de Barcelona.

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência Creueta / Zest Architecture" [Casa Creueta / Zest Architecture] 29 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/876076/residencia-creueta-zest-architecture> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.