Apartamento Vazio / AR Arquitetos

Apartamento Vazio / AR Arquitetos - Mais Imagens+ 11

  • Arquitetos: AR Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  172
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
    Fotografias:Maíra Acayaba
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Madeartte, Pau Pau, Pedra da Esquina
  • Autores: Marina Acayaba, Juan Pablo Rosenberg
  • Equipe: Andrea Helou
  • Colaboradores: ARSBRASIL ENGENHARIA
  • Cidade: São Paulo
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
© Maíra Acayaba

Descrição enviada pela equipe de projeto. O elemento principal do projeto é o grande vazio escultórico que conecta os andares do apartamento permitindo que a luz invada o espaço e criando visuais inusitadas.

© Maíra Acayaba

O partido se baseia no desenho do vazio como ferramenta de projeto, cuja espacialidade é fortemente marcada ao banhar o interior com a iluminação zenital vinda do terraço, na cobertura. No apartamento original os três andares já tinham uma abertura central. Nossa proposta foi transformar este vazio que era segmentado numa grande escultura de luz.

Corte

Sua geometria irregular responde à estrutura pré-existente para reorganizar tridimensionalmente o programa -composto por sala, duas suítes, louge, terraço e churrasqueira - propondo, de um lado, novos olhares por meio de inusitadas aberturas, e de outro, sutis nuances de luz e sombra cambiantes ao longo do dia e das estações. As paredes anguladas que rebatem a luz difusa até o piso inferior criam o rico jogo de brancos que se dissolvem no espaço central, fazendo surgir e desaparecer as arestas conforme a hora do dia. Suas faces internas encerram cômodos dando-lhes amplitude e assumindo diferentes funções, como cabeceira da cama ou encosto de um banco. É a construção do vazio que dá sentido ao espaço em torno do qual a vida se desenrola.

© Maíra Acayaba

Corte

© Maíra Acayaba

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Salto, 59, São Paulo - SP, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Apartamento Vazio / AR Arquitetos" [Apartement Vazio / AR Arquitetos] 14 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874965/apartamento-vazio-ar-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.