Estúdio para dois / Studio Wood

Estúdio para dois  / Studio Wood - Mais Imagens+ 9

Nova Delhi, Índia
  • Arquitetos: Studio Wood; Studio Wood
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ASAP, Oteis
  • Outros Participantes: ASAP, Hydrobaths
  • Arquitetos Responsáveis: Sahej Bhatia, Navya Aggarwal, Vrinda Mathur
  • Cidade: Nova Delhi
  • País: Índia
Mais informaçõesMenos informações
© Rohan Dayal

Descrição enviada pela equipe de projeto. Em 2016 os arquitetos do Studio Wood foram encarregados de projetar uma estrutura temporária que fosse extremamente leve para ser instalada no terraço sobre um apartamento de 111 m². A construção precisava ser limitada à um certo peso e deveria ser erguida em curto prazo. Após intenso brainstorming, a equipe propôs uma estrutura metálica para formar o exoesqueleto e a cobriu com leves painéis de aço reaproveitados de contêineres.

© Rohan Dayal

Vigas 'i' verticais e horizontais de dimensões 150mmx150mm foram dispostas no terraço existente para elevar a altura do piso. Isso foi feito com a intenção de proporcionar ao ambiente um efeito de flutuante e para evitar a percolação de água da chuva na estrutura. As paredes externas aproveitaram o grid do piso e da cobertura e receberam a instalação de placas de Trafford na estrutura. Como foi construído sobre um terraço, a cobertura do novo volume explora o máximo possível o uso da ventilação e iluminação naturais, incorporando duas aberturas zenitais. 

Planta A

Os clientes são jovens empreendedores, e por isso um dos objetivos foi mesclar a dicotomia de espaço de trabalho e também de rejuvenescimento. Isso foi feito ao se projetar um estúdio de trabalho multiuso para o uso durante o dia e um núcleo de entretenimento para uso noturno.

O espaço foi dividido em 3 zonas: uma área externa, um pórtico semi-aberto com um deck de madeira e um espaço fechado.

© Rohan Dayal

A entrada no espaço fechado é marcada por uma porta deslizante de vidro dividida em três folhas, permitindo uma integração perfeita  entre o espaço interno e o exterior. O deck semi-aberto é um balanço e proporciona um lugar ideal para desfrutar de uma xícara de chá nas manhãs.

O paisagismo é marcado por uma série de divertidos elementos, como um jardim vertical, um balanço e blocos cúbicos multiuso, instalados em diferentes alturas. Estas estruturas podem ser movimentadas para se criarem configurações diferentes a cada uso.

© Rohan Dayal

Talvez uma das características mais desafiadoras deste projeto foi o desenho da porta de correr do banheiro externo. A porta tem três metros de altura e teve que ser desenhada para correr com suavidade apesar de seu grande peso. Esse feito no entanto foi utilizando mecanismos de apoio em esferas, usado principalmente por fabricantes de automóveis para garantir uma leve transição entre o aberto e fechado.

Outra característica proeminente foi a parede vegetalizada em vários níveis, construída a partir de elementos como uma escada, alternando a altura dos canteiros. Com esta técnica, o jardim vertical não só faz parte do chão, mas também é transferido para as paredes laterais.

© Rohan Dayal

Os interiores foram desenhados ecoando o conceito de modularidade. Com apenas um empurrãozinho, o sofá se transforma em uma cama, ou permanece abrigando 5 pessoas confortavelmente.

O projeto nasceu com as premissas da orientação, clima e conforto. Além da área construída, o paisagismo do terraço também envolveu o pensamento em relação ao microclima criado, utilizando plantas, corpos d'água e elementos de sombra.

© Rohan Dayal

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Estúdio para dois / Studio Wood" [Studio for Two / Studio Wood] 01 Jul 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874681/estudio-para-dois-studio-wood> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.