Praça Urdanibia / SCOB

Praça Urdanibia / SCOB - Mais Imagens+ 20

Gipuzkoa, Espanha
  • Arquitetos: SCOB; SCOB
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  3820
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  ESCOFET, RBYCOLAN, SALVI
  • Colaboradores : Conchita Ruiz, Kyriaki Ilousi, Gerard Yubero, Sergio Sanna
  • Instalações: Oscar Cabrera
  • Arquitetos Responsáveis: Sergi Carulla Altadill , Oscar Blasco Lázaro
  • Cidade: Gipuzkoa
  • País: Espanha
Mais informaçõesMenos informações
© Adrià Goula

Reurbanização da Praça do Centro Histórico de Irún

A praça Urdanibia é o espaço público central do Centro Histórico de Irún, onde se desenvolvem os principais eventos públicos da cidade: o mercado semanal, festas de padroeiros, feiras de artesanato, concertos, entre outros. Anterior à intervenção, o lugar destinado a estas atividades se reduzia ao interior do primeiro boulevard, deixando o espaço público restante ocupado por vias, estacionamentos e espaços gradeados. 

© Adrià Goula
Planta
© Adrià Goula

O projeto recupera este grande vazio central, estreitando as relações com os elementos urbanos existentes e sua história. Outrora fragmentado, esta nova configuração dá valor às grandes dimensões do espaço, e oferece novas oportunidades para o desenvolvimento social e econômico do bairro e da cidade.

© Adrià Goula

Novas conectividades

A praça se torna um ponto central de conectividade para pedestres, vegetação e demais estruturas urbanas da cidade, antes isoladas, e incentivando assim um sistema em rede que permita uma melhor relação de fluxos de comunicação tanto pedonais como ecológicos. 

Implantação

Mobilidade Sustentável

Os percursos dos veículos privados são modificados com o objetivo de interromper o tráfego de passagem, priorizando pedestres e permitindo que o transporte público tenha fluxos mais fluidos em suas rotas para o centro. Com isto em mente, o circuito dos veículos agora é limitado ao trânsito interno, com seus limites difusos, no mesmo nível dos pedestres e conta com o auxílio da paginação dos pisos para demarcar caminhos. 

© Fernando de la Hera

Sistema vegetal

Os critérios gerais para a proposta de vegetação enfatizam o projeto como um todo, ao invés de unidades isoladas, contribuindo assim para os processos ecológicos, ambientais e suas dinâmicas sazonais. As árvores aqui estão dispostas em um sistema que percorre a praça de um extremo a outro, criando novos lugares de estar e de circulação alternativa, isolados do tráfego.

© Adrià Goula

A forma e implantação das massas arbustivas dentro do espaço aberto estão dispostas de maneira que a paisagem interna se conecte com o espaço agrícola do entorno. Este compõe o pano de fundo visível a partir da praça e compreende grandes clareiras e densas massas de bosque. 

Cortesía de SCOB

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Irun, Gipuzkoa, Espanha

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Escritório
Cita: "Praça Urdanibia / SCOB" [ Plaza Urdanibia / SCOB] 22 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/874119/praca-urdanibia-scob> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.