Residência NJ / TOUCH Architect

Residência NJ / TOUCH Architect - Mais Imagens+ 32

Khwaeng Khlong Chan, Tailândia
  • Arquitetos: TOUCH Architect; TOUCH Architect
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  100
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2017
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Cotto d'Este, Oregon, SCG, Trusol
© Chalermwat Wongchompoo

Descrição enviada pela equipe de projeto. Essa residência é propriedade de Nun e Jea, localizada em Bangkok, a capital da Tailândia. Seu nome deriva dos objetivos de servir e representar o estilo de vida dos proprietários, além de representar suas iniciais. 

© Chalermwat Wongchompoo

O terreno de 400 metros quadrados está rodeado por outra residência unifamiliar que possui a parte frontal voltada para o sul, onde está a rua pública. Isto representa um desafio no desenho arquitetônico a fim de seguir o contexto de forma harmônica.

© Chalermwat Wongchompoo

Devido ao fato de não haver muito espaço verde em Bangkok a maior preocupação do projeto era criar um espaço natural. Ao invés de ter um jardim na parte frontal desenhamos a forma da casa como um semi "U" e introduzimos a grama neste espaço íntimo. Sendo assim, ele pode ser utilizado para todas as atividades, em todos os cinco sentidos, especialmente para ver, ouvir e sentir: ver a grama e as árvores, escutar os sons da cascata e sentir a natureza desde dentro.

A grama do pátio posterior está conectada com o açude de peixes no centro. Tanto o jardim como o açude podem ser vistos através de cada espaço e do corredor desta residência, incluindo o nível superior.

Corte

Existem dois acessos principais da residência, um "corredor pedonal' que se conecta com a rua pública coberta pelo balanço da laje de concreto e o "acesso de veículos" que se conecta com o mesmo hall da entrada frontal. O pátio posterior também pode ser visto desde o hall de entrada na linha reta da inserção com o corredor, criando uma sequência de vistas através da porta sólida de madeira. 

Tirar os sapatos e pendurar o guarda-chuva antes de entrada na residência é uma atividade obrigatória na cultura oriental, portanto, um longo banco com abertura embaixo para armazenar sapatos e elementos de madeira para pendurar os guarda-chuvas se integraram neste hall de entrada. 

© Chalermwat Wongchompoo

A residência esta orientada para o sul, a direção mais ensolarada durante o dia. As funções designadas neste espaço foram as de circulação, escada e área de serviço, enquanto a sala de estar, o refeitório e o dormitório principal foram colocados na parte noroeste, a área mais fresca da residência. Além disso, a fim de evitar a radiação solar direta, foram criadas persianas de madeira ajustáveis em todas as partes, especialmente na fachada frontal, que permite uma ventilação natural durante o fechamento. Ademais, a cobertura com uma laje de concreto plana e telhas asfálticas não somente previnem o derramamento da água da chuva como também ajudam a proteger do calor já que há um vão entre as duas camadas da cobertura que atua como um isolamento. 

Planta 01
Planta 02

Dentro da residência, o pé-direito duplo da sala de estar cria um espaço arejado que também é visto desde o corredor do primeiro pavimento. Ele também está vinculado com o refeitório utilizando diferentes tipos de pisos e porta de vidro dobrável com a função de dividir espacialmente mas manter a permeabilidade visual.

© Chalermwat Wongchompoo

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Residência NJ / TOUCH Architect" [NJ Villa / TOUCH Architect] 21 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/873881/residencia-nj-touch-architect> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.