Clínica Bellavista / Carlos Martinez Architekten

Clínica Bellavista / Carlos Martinez Architekten - Mais Imagens+ 17

Speicher, Suíça
  • Cliente E Colaboração: Dr. Gerald Stiegler
  • Colaborador E Consultoria Do Cliente: Jürg Keel
  • Arquitetos Responsáveis: Carlos Martinez, Alexandra Tilgner
  • Cidade: Speicher
  • País: Suíça
Mais informaçõesMenos informações
© Petra Rainer

Descrição enviada pela equipe de projeto. O desenho da Clínica Oftalmológica se centrou na importância do patrimônio histórico do local. Após a batalha de Vögelinsegg em 1403, a Suíça conseguiu sua independência. A partir deste fato, se desenvolveu um volume parecido a uma rocha que remete a estabilidade de épocas anteriores. 

© Daniel Ammann

O edifício se eleva claramente sobre a borda do terreno e se abre para o lago Constanza. Apesar do seu notável tamanho, o edifício de cor negra se reprime ao mesmo tempo segue a topografia da ladeira com três torções. A superfície empilhada do concreto de pigmento escuro fortalece o caráter de pedra e a forma da casa. 

A compacidade do edifício se desmaterializa na parte do meio através de um cinturão de janelas que corre horizontalmente. Todo o hospital encontra-se nesta secção. O envidraçamento proporciona a estrutura rítmica da fachada conferindo ao edifício uma aparência clara e uma espécie de leveza.

Todas as habitações de terapia e oficinas equipadas encontram-se no norte oferecendo diferentes perspectivas. As janelas das habitações oferecem condições de iluminação natural e desenham visualmente o ambiente no interior do edifício. O vidro eletrônico pode ser utilizado somente pressionando um botão, deste modo, a habitação se atenua. 

© Petra Rainer
Térreo
© Adrien Barakat

Quatro belíssimos apartamentos de luxo encontram-se na parte superior do hospital. Ali é possível encontrar a mesma linguagem arquitetônica, com uma paleta reduzida de materiais e uma forte relação entre interior e exterior. 

© Petra Rainer

O edifício conta com uma impressionante sequência de habitações e uma coerente expressão formal e substancial. A clínica está em serviço desde outubro de 2016 e é um exemplo exitoso de como uma estrutura aborda diretamente as condições do programa e os desafios do terreno. Além da interação entre a história e a contemporaneidade, o mais importante é a qualidade excepcional que faz com que o hospital seja um edifício extraordinário. 

© Petra Rainer

Descrição do produto. A superfície de concreto de cor escura fortalece o caráter da forma. O cinturão de janelas que se estende horizontalmente no norte proporciona à fachada uma estrutura rítmica e confere ao edifício uma aparência clara, com uma espécie de leveza. Todo o hospital encontra-se nessa parte.As janelas das habitações oferecem condições de iluminação natural e desenham visualmente o ambiente no interior do edifício. O vidro eletrônico pode ser utilizado somente pressionando um botão, deste modo, a habitação se atenua. 

© Petra Rainer

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Speicher, Suíça

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Clínica Bellavista / Carlos Martinez Architekten" [Clinic Bellavista / Carlos Martinez Architekten] 13 Jun 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/872943/clinica-bellavista-carlos-martinez-architekten> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.