Centro Discente da Faculdade de Engenharia na Universidade de British Columbia / Urban Arts Architecture

Centro Discente da Faculdade de Engenharia na Universidade de British Columbia  / Urban Arts Architecture - Mais Imagens+ 8

Vancouver, Canadá
  • Arquitetos: Urban Arts Architecture; Urban Arts Architecture
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  935
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Arconic, Basalite Concrete Products, Metro Aluminum, Seagate, Structurlam
  • Engenharia Estrutural: Fast & Epp – Paul Fast & Nick deRitter
  • Engenharia Mecânica: MCW Consulting Engineering – Willie Perez
  • Engenharia Civil: Core – Cormac Nolan
  • Engenharia Elétrica: Stantec – Michael Fletcher, Brent Lipson
  • Paisagismo: Hapa Colloborative – Joseph Fry e Sarah Siegel
  • Coordenador Da Obra: Syncra Construction Ltd – Charlie Seaborn
  • Cliente: UBC Properties Trust: Nick Maile
  • Equipe De Projeto: Shelley Craig, Partner-in-Charge, Jennifer Marshall, Supporting Partner, Matthew Halverson, Project Architect, David Cromp, Intern Architect
  • Cidade: Vancouver
  • País: Canadá
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© Martin Knowles Photo Media

Descrição enviada pela equipe de projeto. O centro de estudantes do curso de engenharia desta universidade possui 935 m2, e significa um lar longe de casa, um lugar para colaborar, criar e construir uma comunidade. Estabelecido em colaboração com os estudantes de engenharia, a missão foi criar um edifício icônico que celebra a ciência, a habilidade e a arte da engenharia. 

© Martin Knowles Photo Media

O desenho esta arraigado na cultura e na tradição da engenharia enquanto olha para o futuro. Está baseado no novo paradigma da Sociedade de Engenheiros de Pregrado, apoiando o compromisso em iniciativas locais e globais, enquanto aborda um foco multidisciplinar e sustentável da engenharia. Em resposta, o centro de estudantes foi desenhado como um "laboratório vivo" para mostrar estratégias de engenharia inovadoras. Os conceitos chave incluíram desafiar os limites da construção em madeira, implementar estratégias de desenho passivo, demostrar sistemas de construção através da ausência e criar um espaço social saudável e inclusivo.

Planta de Situação

O projeto demonstra um exercício de engenharia sustentável através de uma abordagem mínima de sistemas - destacando a inovação através da ausência. 

© Martin Knowles Photo Media

A abordagem de desenho passivo maximizou os benefícios ambientais do terreno e criou uma vibrante zona social no coração da faculdade. Localizado em um pátio existente e rodeado por edifícios de concreto de 2 a 6 pavimentos, o reduto estudantil é um elemento transparente que expõe as atividades sociais desenvolvidas no seu interior. Foi desenhado para maximizar as áreas ensolaradas do pátio exterior para fortalecer a conectividade interior-exterior.

Diagrama Estrutural

A edificação também está situada em uma posição que aproveita o microclima do pátio, utilizando o sombreado dos edifícios existentes e otimizando o uso de padrões de vento. A cobertura de madeira em balanço e o segundo pavimento estão voltados aos caminhos sazonais do sol, permitindo o ganho solar no inverno, limitando a exposição solar no verão e, igualmente, demostrando o uso inovador da cobertura pré-fabricada de madeira e a estrutura do segundo pavimento.

© Martin Knowles Photo Media

A ventilação natural é feita através do efeito chaminé, aproveitando o vento constante no pátio. Os sistemas de calefação radiante estão conectados diretamente a um sistema de Energia do Distrito para a fonte de calor, minimizando o consumo de energia.

Diagrama

Definidos pelos tramados de madeira e pela calidez da cobertura aparente, os espaços sociais do térreo são definidos como "espaços crus" - uma área fluída para reuniões, competições, relaxamento e entretenimento. O segundo pavimento abriga os escritórios da Sociedade de Engenheiros, a área de estudo e um terraço. Estes são espaços especiais - uma série mais refinada de ambientes entrelaçados para reuniões, entrevistas e estudo.

© Martin Knowles Photo Media

Como laboratório vivo, os momentos didáticos se sobrepõem através do projeto: os painéis de madeira são visíveis para revelar sua orientação e relação com a estrutura. As armaduras mostram conexões e proporcionam um diagrama estrutural claro de como as forças de tensão e compressão funcionam na obra. O conjunto recompensa os curiosos com a oportunidade de desvendar a "magia" estrutural que faz o pavimento superior flutuar e a cobertura se elevar.

Corte

Descrição do produto. A madeira foi selecionada como material de construção principal para demostrar o uso de recursos locais renováveis; criar espaços saudáveis e atrativos; e para mostrar as proezas da engenharia através do uso de uma estrutura pré-fabricada de madeira massiva. A calidez da estrutura de madeira cria um ambiente duradouro e acolhedor necessário no pequeno pavilhão aberto 24 horas.

© Martin Knowles Photo Media

Para condensar o tempo de construção e facilitar a construção em um terreno restrito, implementou-se uma estratégia de pré-fabricação fora do local, incluindo a estrutura da cobertura, piso e as vigas de madeira laminada. As vigas suspendem o segundo pavimento desde a cobertura, criando um pilar livre e um espaço aberto e flexível no térreo. Evocando antigas pontes de madeira dos trens, as armaduras definem espacialmente os espaços públicos enquanto emolduram as vistas dentro e fora. As áreas de estudo do segundo pavimento encontram-se entre as vigas com vistas, através da estrutura de madeira, para o átrio e pátio.

Galeria do Projeto

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Localização do Projeto

Endereço:Vancouver, BC, Canadá

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Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Centro Discente da Faculdade de Engenharia na Universidade de British Columbia / Urban Arts Architecture" [University of British Columbia Engineering Student Centre / Urban Arts Architecture] 16 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871352/centro-discente-da-faculdade-de-engenharia-na-universidade-de-british-columbia-urban-arts-architecture> ISSN 0719-8906

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