Casa AN / Studio Guilherme Torres

Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Mesa, CadeiraCasa AN  / Studio Guilherme Torres - Imagem 3 de 25Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Sofá, Mesa, Tijolo, VigaCasa AN  / Studio Guilherme Torres - Fachada, Cadeira, AidoCasa AN  / Studio Guilherme Torres - Mais Imagens+ 20

Maringá, Brasil
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  1006
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2013
  • Fotógrafo
    Fotografias:MCA Estúdio
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Nos Furniture
  • Arquiteto Responsável : Guilherme Torres
  • Equipe: Rafael Miliari
  • Paisagismo : Alex Hanazaki
  • Cidade: Maringá
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Imagem 8 de 25
© MCA Estúdio

Descrição enviada pela equipe de projeto. Projetada para um casal com três filhas adolescentes, a AN House está situada em um condomínio no interior do Paraná, Brasil. Devido ao clima quente na maior parte do ano, a construção privilegia grandes vãos abertos, circulação cruzada e em alguns lugares o uso de brises de madeira. Dividida em três blocos - dois no térreo e um que forma o pavimento superior – formando um "U", eles organizam área social, área de lazer e área intima, de forma marcante. Os volumes do térreo são em concreto aparente, em contraste com a alvenaria branca da ala dos quartos.

Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Imagem 3 de 25
© MCA Estúdio

Totalmente fechada para a rua, o hall de entrada foi organizado numa grande caixa de madeira, como se fosse um palco de teatro. A continuidade de revestimento entre a porta e as paredes a deixa completamente camuflada e aberta através de um sistema eletrônico. O hall interno segue o mesmo acabamento em madeira cumaru e tem iluminação provinda de um grande domus. A circulação se organiza atrás da parede solteira da sala de jantar, que oculta à circulação entre o hall e a escada. O living, que contrasta concreto aparente, madeira e mármore, descortina-se para a área de lazer. 

Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Sofá, Mesa, Tijolo, Viga
© MCA Estúdio
Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Fachada, Janela
© MCA Estúdio

Visando privacidade, os muros de divisa receberam atenção especial. Foram revestidos com uma pedra de caverna, e nos vãos das pedras, variadas espécies de plantas tropicais foram plantadas. Graças a um sistema de irrigação especial este jardim é mantido e se tornou uma alternativa a um jardim vertical tradicional. A piscina é envolvida por um grande deck de madeira, que cria uma junção com a área de lazer, equipada com cozinha gourmet e um home theater. Na área oposta ao living, o volume de concreto com brises de madeira abriga um apartamento de hospedes e outros equipamentos de lazer. 

Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Mesa, Cadeira
© MCA Estúdio

O volume dos quartos é de um lado todo fechado, resguardando a privacidade dos moradores e formando a circulação dos quartos, que conta com um grande domus em toda sua extensão. Grandes portas e janelas de cumaru se abrem para uma varanda com vista para a piscina, formando uma bela relação entre a construção e a área de lazer.

Casa AN  / Studio Guilherme Torres - Fachada, Cadeira, Aido
© MCA Estúdio

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos
Sobre este escritório
Cita: "Casa AN / Studio Guilherme Torres" 17 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/871326/casa-an-studio-guilherme-torres> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.