Residência Holtet / Atelier Oslo

Residência Holtet  / Atelier Oslo - Mais Imagens+ 6

  • Arquitetos: Atelier Oslo; Atelier Oslo
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  600
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2015
  • Fotógrafo
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Brunner, PT vinduer., Timber AS.
© Lars Petter Pettersen

Descrição enviada pela equipe de projeto. O ponto de partida para essa tarefa foi um desafio típico na cidade de Oslo: a densificação em uma área de residências unifamiliares.

O terreno era um bonito, plano e estreito jardim antigo, características que lhe conferiam uma visão limitada. Era importante para nós preservar grande parte do jardim como uma qualidade natural para a apreciação dos residentes. Portanto, o térreo possui um espaço relativamente limitado, enquanto o pavimento superior, maior, cria áreas cobertas ao ar livre.

Site Plan

A residência se divide em volumes menores para se adaptar à situação relativamente estreita e escala dos edifícios circundantes. 

© Gunnar Sørås

Como complemento ao jardim, e como compensação pela visão reduzida, o projeto cria uma paisagem interior, uma sequência de habitações com diferentes escalas, usos, graus de transparência e privacidade, mudando as vistas e as condições de luz.

A sala central de pé-direito duplo é o coração da casa e conecta todos os cômodos e áreas. A habitação está rodeada, no térreo, por um hall, cozinha e sala de jantar e o jardim com suas diversas zonas ao ar livre. 

© Lars Petter Pettersen

Uma escada conduz a galeria que dá acesso as habitações privadas - dormitórios e banheiros. A galeria é um lugar informal e atua como uma extensão das habitações. Uma claraboia grande proporciona diversos efeitos de luz e sombra durante o dia. 

Plan
Plan

A estrutura da residência consta de colunas e vigas de madeira pré-fabricadas. Todas as partes da estrutura são expostas no interior do projeto. As habitações em balanço, no primeiro pavimento, são sustentadas por altas vigas. Elas possuem diferentes dimensões, dependendo do comprimento do balanço. Os pilares, por sua vez, possuem dimensões únicas, adaptadas a suas cargas individuais.

Não era objetivo do projeto padronizar ou limpar a construção, mas sim criar um resultado orgânico da geometria.

© Lars Petter Pettersen

É um sistema que não pode ser lido de imediato, como uma estrutura clara, mas como as qualidades de um bosque, onde os olhos vagueiam pelos galhos contínuos. O projeto se desenvolve dentro de um orçamento limitado. Uma cooperação aberta entre a empreiteira e o arquiteto, permitindo uma residência diferente e elaborada. 

Section

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Oslo, Noruega

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Residência Holtet / Atelier Oslo" [Villa Holtet / Atelier Oslo] 08 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870757/residencia-holtet-atelier-oslo> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.