Atelier Ventura Trindade / Ventura Trindade

Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - PortaAtelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Imagem 3 de 33Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Imagem 4 de 33Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Mesa, CadeiraAtelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Mais Imagens+ 28

  • Equipe: Filipe Nunes, João Veiga, Marcelo Moreira e Silva, Vasco Nobre Lopes, Pedro Maria RIbeiro, Ana Pedro Ferreira, Cláudio Velez, Paulo Monteiro
  • Estruturas, Hidráulica E Coordenação De Infraestruturas : PRPC, ENGENHEIROS - Paulo Cardoso, Carlos Certal
  • Instlações Eléctricas, Iluminação E Segurança : OMHSÔR - João Mira
  • Climatização, Redes De Fluídos: ESPAÇO ENERGIA - Rui Batista, Augusto Macedo
  • Construção: CARVALHO & GOMES FIGUEIREDO
  • Cidade: Lisboa
  • País: Portugal
Mais informaçõesMenos informações
Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Mesa, Janela, Cadeira
© Ricardo Oliveira Alves

Descrição enviada pela equipe de projeto. Entre meados dos anos 20 e os anos 40 do séc.XX, Joaquim Norte Júnior projectou três edifícios relativamente desconhecidos junto à Av. da Liberdade, em Lisboa, transitando entre um decorativismo romântico próprio dos primeiros anos do século passado, e uma depuração formal assumidamente modernista no último dos edifícios do conjunto.

Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Janela, Fachada, Aido
© Ricardo Oliveira Alves
Isométrica Explodida
Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Imagem 3 de 33
© Ricardo Oliveira Alves

O primeiro desses projectos contém uma passagem semi-pública que liga a Rua Rodrigues Sampaio à Rua Camilo Castelo Branco, pelo interior do quarteirão, terminando em frente ao atravessamento idêntico que integra o complexo da Igreja do Sagrado Coração de Jesus, projectada 20 anos depois por Nuno Teotónio Pereira e Nuno Portas (1962 a 1967), redesenhando a vereda que descia desde a Avenida da Liberdade à Rua de Santa Marta.

Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Porta
© Ricardo Oliveira Alves

O espaço, de planta quadrada com aprox. 25 x 25 metros é fortemente marcado pela presença da estrutura de vigas e pilares em betão armado, que suportam os 6 pisos superiores, e organizam as diferentes àreas de trabalho do atelier. Uma mezzanine divide a meio a faixa traseira da grande sala hipóstila com 5 m de altura. Sob a rampa de acesso, que permite a circulação automóvel ao interior do quarteirão, inscreve-se a sala de reuniões e o arquivo.

Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Prateleira
© Ricardo Oliveira Alves

O projecto consistiu na reabertura dos vãos voltados ao pátio e na intensiva infraestruturação do antigo armazém de modo a permitir o seu uso como atelier de arquitectura, mas ocultando a presença de qualquer tecnologia, deixando ler o espaço na sua matriz fundacional.

Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Imagem 29 de 33
© Ricardo Oliveira Alves

Em contraste com o pavimento em betão, a presença da madeira nos painéis acústico do tecto, estantes e divisórias retoma a memória da antiga marcenaria que funcionou neste espaço.

Atelier Ventura Trindade  / Ventura Trindade - Concreto, Pilar
© Ricardo Oliveira Alves

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:R. Rodrigues Sampaio 152, 1150-006 Lisboa, Portugal

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Atelier Ventura Trindade / Ventura Trindade" 12 Mai 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/870667/atelier-ventura-trindade-ventura-trindade> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.