Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos

Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mesa, CadeiraRestaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Porta, Iluminação, Janela, Fachada, Vidro, PilarRestaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira, VigaRestaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mesa, CadeiraRestaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mais Imagens+ 19

Brasília, Brasil
  • Arquitetos: BLOCO Arquitetos; BLOCO Arquitetos
  • Área Área deste projeto de arquitetura Área:  262
  • Ano Ano de conclusão deste projeto de arquitetura Ano:  2016
  • Fotógrafo
    Fotografias:Haruo Mikami
  • Fabricantes Marcas com produtos usados neste projeto de arquitetura
    Fabricantes:  Era O Que Faltava, Gravia, SERVINOX
  • Colaboradores: Guilherme Mahana, Tatiana Lopes
  • Instalações : Grid Engenharia
  • Paisagismo: Sérgio Borges
  • Artistas: Toys+Omik e Pomb
  • Serralheria: William Resende Vasconcelos
  • Arquitetos Responsáveis: Daniel Mangabeira, Henrique Coutinho, Matheus Seco
  • Cidade: Brasília
  • País: Brasil
Mais informaçõesMenos informações
Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Porta, Iluminação, Janela, Fachada, Vidro, Pilar
© Haruo Mikami

Descrição enviada pela equipe de projeto. A tipologia do comércio local entre as superquadras da Asa Sul é definida por unidades geminadas com galerias cobertas voltadas para a rua de um lado e para a superquadra residencial do outro. A ideia original do projeto de Lucio Costa era fazer da rua de acesso uma via de servidão e ter a fachada principal voltada para a Superquadra residencial. No entanto a realidade se configurou contrária a isso, relegando a fachada da quadra residencial uma função secundária. Na maior parte das vezes essa parte interna do comércio é composta por fachadas cegas, sem nenhuma possibilidade de acesso. A ideia inicial desse projeto foi recuperar a conexão possível entre rua comercial e superquadra residencial através do restaurante, transformando a fachada posterior em uma ”fachada ativa”. 

Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami

Utilizamos materiais normalmente encontrados nas calçadas e paredes dos comércios mais próximos tais como grades, tijolos aparentes e pisos em cimento. Convidamos três artistas com obras espalhadas pelas redondezas para que intervissem nas paredes internas. Queríamos reforçar a ideia de que o espaço do restaurante é também a continuidade do espaço urbano.

Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira
© Haruo Mikami
Axonométrica
Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Cadeira, Viga
© Haruo Mikami

Todo o piso foi executado em cimento queimado. As paredes foram construídas com tijolo maciço, sem acabamento. As grades foram utilizadas em painéis soldados de tela aramada de aço galvanizado com diferentes gramaturas. Tratam-se de superfícies que assumem diversas funções, desde forros vazados sobre as instalações e revestimentos acústicos até “superfícies translúcidas” que serão gradualmente cobertas pela vegetação de forma a proteger o interior da insolação direta e marcar a passagem do tempo. Maximizamos o contato visual com o exterior nos salões de mesas enquanto os serviços e a cozinha foram distribuídos no subsolo e dentro de núcleos fechados no interior do restaurante. Ampliamos a conexão visual com o espaço exterior através da criação de claraboias retráteis no 1º piso. Isso permite que o salão de mesas se transforme em um terraço descoberto à noite durante o longo período de seca da cidade.

Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos - Mesa, Cadeira, Viga
© Haruo Mikami

Galeria do Projeto

Ver tudoMostrar menos

Localização do Projeto

Endereço:Brasília, Distrito Federal, Brasil

Clique para abrir o mapa
Localização aproximada, pode indicar cidade/país e não necessariamente o endereço exato.
Sobre este escritório
Cita: "Restaurante Authoral / BLOCO Arquitetos" 27 Abr 2017. ArchDaily Brasil. Acessado . <https://www.archdaily.com.br/br/869906/restaurante-authoral-bloco-arquitetos> ISSN 0719-8906

¡Você seguiu sua primeira conta!

Você sabia?

Agora você receberá atualizações das contas que você segue! Siga seus autores, escritórios, usuários favoritos e personalize seu stream.